Deputado Ademar Traiano é eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Paraná
Ademar Traiano (PSD) é atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e disputou o cargo com outros três candidatos — Foto: Reprodução/RPC.
Por g1 PR
O deputado estadual Ademar Traiano (PSD) foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na tarde de terça-feira (10). Ele é atual presidente da Assembleia Legislativa e disputou o cargo com outros três candidatos.
O deputado recebeu oito votos dos membros da comissão, entre os 12 votantes. Foi registrada a ausência de um dos membros.
Traiano deve assumir o cargo a partir de fevereiro de 2025, um ano após vir à tona o caso onde ele e o ex-deputado estadual Plauto Miró (na época, filiado ao DEM) confessaram ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) que pediram e receberam propina de um empresário que tinha um contrato de prestação de serviço com a Assembleia Legislativa.
Também se candidataram para a presidência da CCJ os deputados Renato Freitas (PT), que recebeu dois votos; Luiz Fernando Guerra (União) e Marcio Pacheco (PP), que receberam um voto cada.
Após o fim da eleição, o futuro presidente da CCJ discursou e disse que “o bem vence o mal”. Ele também falou sobre as críticas que recebeu por causa do acordo com o Ministério Público.
“Nunca assinei um contrato com empresa de televisão. Nunca renovei. Dei a segurança jurídica para qualquer cidadão propor esse tipo de acordo. Não causei prejuízo a ninguém, pelo contrário, reparei o poder público. Então acho que esse assunto está encerrado”, falou.
Traiano ocupou o cargo de presidente da assembleia por cinco mandados consecutivos. O deputado Cobra Repórter (PSD) será o vice-presidente da CCJ.