Deus criou o homem para ser eterno
“Deus plantou a eternidade em nossos corações.” (Eclesiastes 3.11).
Vivemos nesta terra com os olhares imediatistas dos resultados aqui efetivados em nossas conquistas pessoais. Circunscrevemos a nossa existência à vida terrena e não nos damos conta da realidade eterna à qual estamos atrelados. A Bíblia fala sobre a eternidade como parte de nossa vida e história.
No texto bíblico encontramos que “Deus plantou a eternidade em nossos corações.” (Eclesiastes 3.11). O texto de Eclesiastes nos revela qual o primeiro propósito de Deus para a sua criação: A eternidade. O ser humano anseia por ela. Esta vida é apenas um ensaio geral, antes da verdadeira. Você passará muito mais tempo do outro lado da morte — na eternidade — do que aqui. Esta vida é uma preparação para a próxima.
Você viverá no máximo cem anos sobre a terra, mas para sempre na eternidade. O seu tempo na terra é apenas um parênteses na eternidade. Você foi feito para ser eterno.
A Bíblia diz que “Deus tem […] plantado a eternidade no coração humano”. Você tem o impulso inato de ansiar pela imortalidade. Isso ocorre porque Deus o projetou à sua imagem, para viver eternamente. Embora saibamos que, com o tempo todos iremos morrer, mas a morte sempre parece anormal e injusta.
A razão pela qual sentimos que deveríamos viver para sempre é que Deus condicionou nossa mente com esse desejo. Um dia, o nosso coração irá parar de bater, então, será o fim de seu corpo e de seu tempo na terra; mas não será o fim. Seu corpo terreno é apenas uma residência temporária de seu espírito. A Bíblia chama o nosso corpo terreno de “temporária habitação”, mas se refere ao nosso futuro corpo como uma “casa”. A Bíblia diz: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” (II Coríntios 5.1)
De fato, nós sabemos que, quando for destruído o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas (foi Deus quem a fez) e ela durará para sempre. Jesus deixa claro esta realidade em João 14.2: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim Eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar”.
“Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no Nome do unigênito Filho de Deus.” João 3.18. Tragicamente muitas pessoas terão de suportar a eternidade sem Deus, pois escolheram viver sem Ele aqui na terra. “E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes”. (Mateus 24.51).
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” – Atos 16.31.
Pastor Fernando Alberto Araújo
Comunidade Batista Betel – Pato Branco-Pr.