BeltrãoEsportesGeral

DIA 15 DE JANEIRO INICIA O CAMPEONATO PARANAENSE DA 1ª. DIVISÃO 2023

As disputas repetirão a fórmula dos últimos três anos, com turno único e mata-mata até a decisão da competição. A tabela detalhada está prevista para ser divulgada até dia 15 de novembro. As decisões foram tomadas no arbitral realizado dia 20/10/22, na Federação Paranaense de Futebol. O término está previsto para dia 9 de abril.

Participarão da edição: Athletico, Coritiba, Azuriz, Cianorte, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário, São Joseense, Rio Branco, além dos recém-promovidos Foz do Iguaçu e Aruko (ô), campeão e vice da Divisão de Acesso.

O Coritiba é o atual campeão após vencer os dois jogos contra o Maringá. União e Paraná foram rebaixados.

Os times que fizerem menos pontos na fase inicial serão rebaixados para a Divisão de Acesso. A edição 109 somará 17 datas, a mesma de 2022, mas uma acima da orientação da CBF.

O estadual deve dar três vagas para a Série D de 2024. O Paraná Clube e outros 13 clubes, contudo, tentam pleitear uma vaga para o Brasileirão através do retorno da Taça FPF.

ARUKO (Ô) SPORTS BRASIL DE MARINGÁ

Maringá passa a ser destaque no cenário paranaense como a única cidade do interior a ter dois times na Primeira Divisão do estadual. O novo time de Maringá tem como gestor um empreendedor japonês que residente no Japão.  Conquistou o seu segundo troféu em dois anos de vida, já que em 2021 foi campeão da 3ª. Divisão.

SUDOESTE REPRESENTADO PELO AZURIZ PATO

A única equipe do Sudoeste do Paraná – o Azuriz Pato – estará entre os 12 da 1ª. Divisão 2023. A equipe da Gralha tem sua sede principal em Marmeleiro, mas fez parceria com Pato Branco; por isso, manda seus jogos no Estádio Os Pioneiros. Participou da Copa do Brasil, sendo destaque da mídia esportiva do Brasil como uma boa novidade que surgiu no Paraná e está tendo uma ascensão meteórica, inclusive formando jogadores para os maiores times brasileiros.

ÚLTIMA RODADA DA 1ª. FASE DA SÉRIE OURO 2022

Na 26ª. rodada da primeira fase da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal 2022, no Ginásio Arrudão, o  Marreco venceu o Foz Cataratas, por 2 x 1, e chegou aos 30 pontos conquistados, mas nada mudou na posição de 12º colocado. Com a derrota, a equipe das três fronteiras deixou o Grupo dos quatro primeiros classificados.

O Operário de Laranjeiras do Sul, que impôs várias derrotas ao Marreco nas últimas temporadas, mostrou-se mais uma vez competente e superior a outras equipes da nossa região ao derrotar na última rodada, com uma goleada, a equipe do Mariópolis. Outro time que rivaliza no futsal com o Marreco, é o Galo Dois vizinhos que, ao vencer o Ampére se garantiu entre os primeiros colocados.

As equipes que avançam diretamente para as quartas de final são Chopinzinho, Cascavel, Dois Vizinhos e Operário Laranjeiras. O Marreco, não fez boa campanha na 1ª. fase, ficou sempre atrás de Pato Futsal, Galo Dois Vizinhos, Operário Laranjeiras e Ampére. Só não foi superado pelos times de Palmas e Mariópolis, os últimos colocados.

GOLEADORES DA SÉRIE OURO NA 1ª. FASE:

1º – DARIO – Operário Laranjeiras, 14 gols             

2º – SOL SALES – Chopinzinho, 13

3º – DOUGLAS CAPPA – Marreco, 13

4º – VITOR – Galo Dois Vizinhos, 13

5º – GERRIVAN –Ampére, 13 

Do Marreco, além de Cappa que marcou 13 gols, os jogadores que mais gols assinalaram na Série Ouro foram: Amadeu – 11 gols, Zé Marques – 8 e Teixeira – 6. No total de gols marcados em 26 jogos, o Marreco somou 53 e sofreu 66, saldo negativo – 13. No quesito aproveitamento, a equipe beltronense chegou a apenas 38,46%, o que demonstra que não conseguiu atingir um nível de equilíbrio (50%?).

JOGADORES VALORIZADOS PELO MARRECO

Goleiro Carlos, teve a oportunidade de assumir a titularidade no lugar de Rennan, que saiu da equipe no decorrer do campeonato. Rodrigo, goleiro oriundo do Sub-20, foi bem aproveitado nas partidas finais da Ouro, inclusive com ótima atuação no confronto com o Foz Cataratas. Gabriel Ligeiro vem correspondendo como titular em vários jogos, pela oportunidade que lhe dá o técnico Banana. São promessas que poderão ser úteis ao Marreco na temporada de 2023.

FOZ CATARATAS NO CAMINHO DO MARRECO

O primeiro jogo das oitavas de final será dia 29 de outubro, às 20h15, em Beltrão, e o da volta na Tríplice Fronteira, em 3 de novembro, às 20h. O  retrospecto de resultados anteriores anima o Marreco que, em três jogos nesta temporada contra o Foz, venceu dois.

TORCEDORES DO ATHLETICO-PR RUMO AO EQUADOR

O Clube Athletico Paranaense, do técnico Felipão, enfrenta o Flamengo em 29 de outubro, no Equador, em busca do título inédito da Libertaores. A partida final acontece no Estádio Monumental, em Guayaquil. A torcida Rubro-Negra quer acompanhar o maior jogo da história do Furacão de perto. Torcedores estão obcecados pela taça; farão de tudo, de formas diferentes, para estar in loco no setor “Geral Norte”. Os torcedores mais abastados estão viajando de avião e outros pegando ônibus para chegar a Guayaquil. Os valores aéreos passam de 10 mil, enquanto a viagem de ônibus fica em torno de 4,200,00. A decisão em jogo único será às  17h00 (horário de Brasília) de sábado (29). O empate em qualquer resultado levará a decisão para a prorrogação.

O campeão da Libertadores 2022 será agraciado com um prêmio de 82 milhões de reais. Para o vice-campeão serão 31 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *