GeralNutrição

Dieta detox pós-festas vale a pena?

Após os excessos das comemorações do fim de ano, vale fazer uma dieta detox? A dieta detox ou desintoxicante foi elaborada para dessensibilizar o corpo, por exemplo, em caso de alergia alimentar. Realizada por curto período de tempo, uma ou duas semanas, retira proteína animal, produtos lácteos, alimentos ultraprocessados, alimentos com alto potencial alergênico (soja, amendoim, lácteos, clara de ovo, glúten…) e bebida alcoólica. É estimulado o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, leguminosas e sementes, uma dieta plant-based, ou à base de plantas. Aos poucos, cada grupo alimentar vai sendo reintroduzido gradativamente.

Entretanto, a dieta detox é muito disseminada após os excessos de festividades pelo alto consumo de bebida alcoólica e excessos na alimentação ou em momentos que busca perda de peso rápida em um curto período de tempo. Os objetivos são perda de alguns quilos, limpar o corpo e “desinchar”, mas sem comprovação científica.

Nosso corpo possui órgãos específicos para isso (fígado e rins). Mas você pode acelerar a retomada da qualidade nutricional, com essas dicas:

  1. Ingira diariamente 40 ml água/ kg peso;
  2. Evite o consumo de carne vermelha, que possui difícil digestibilidade. Intercale o consumo de proteína animal magra (peixes, frango, lombinho, ovos…) com proteína vegetal;
  3. Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Pelo menos, cinco porções diárias;
  4. Ingira cereais integrais e leguminosas
  5. Metade do seu prato deve ser composto por verduras e legumes (hortaliças A e B). Prato colorido;
  6. Cozinhe mais e desembale menos. Alimentos processados e ultraprocessados contém sódio como conservante;
  7. Evite o consumo de açúcar;
  8. Prefira preparações cruas, assadas, cozidas e grelhadas. Evite frituras;
  9. Para cozinhar utilize azeite, manteiga ou óleo de coco na menor quantidade possível;
  10. Utilize temperos antiinflamatórios, ervas, açafrão, páprica, orégano, manjericão, salsinha (é extremamente diurética);
  11. Evite dietas restritivas. Excluir grupos alimentares pode levar a carências nutricionais, redução do desempenho esportivo e compulsão alimentar;
  12. Faça uso de probióticos (bactérias do bem), que reequilibram a flora intestinal. O intestino é nossa barreira imunológica e local de absorção de nutrientes;
  13. Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
  14. Evite shakes substitutos de refeições, são desequilibrados nutricionalmente;
  15. Reduza o sal da comida que habitualmente usa, vai te auxiliar na retenção.
  16. Inclua 500ml de chá diurético no seu dia a dia (cavalinha, hibisco, chá verde), vale fazer a infusão depois adicionar gelo e hortelã para refrescar.
  17. O ideal é moderar nas comemorações, negociar o que realmente vale a pena, retomar sua dieta entre as festividades e não abandonar exercício físico.

Vale lembrar que nem todo peso na balança é referente aos exageros e não ganhou 2 a 3kg de gordura. Na grande maioria é apenas retenção de líquido por mudança de rotina e maior consumo de alimentos que geram retenção.

Tainara Didomenico

CRN 8/11379 Francisco Beltrão - PR.