DOMINGO, DIA 5, CE UNIÃO X VERÊ
É jogo da Terceira Divisão do Paranaense, no Estádio Anilado.

A diretoria do Azulão conta com a presença do público torcedor, para mais uma jornada esportiva, um Clássico do Sudoeste entre as duas forças do futebol profissional da região – União e Verê, a partir das 15h30.
CE UNIÃO ANUNCIA ASSEMBLEIA GERAL PARA DIA 13 DE OUTUBRO 2025.
HAVERÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS E ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA

ABF NA COPA UNIÃO
A equipe Loss ABF está garantida na semifinal da Copa União. Venceu no jogo de ida o Operário de São João, pelo placar de 4 x 2. No duelo da volta, arduamente, a equipe beltronense conseguiu um empate em 1 x 1, na 4ª-feira passada, dia 1º/10, no Ginásio Sarará/Pinheirinho. O Operário marcou primeiro – 1 x 0, gol de Sandrinho, porém, Lucas Reginatto assinalou o gol da igualdade nos minutos finais da partida. O próximo adversário da ABF, pela Copa União, será o Xavantes de Planalto.
No dia 11/10, a equipe do técnico Dionatan Marcelo volta a jogar pelo quadrangular do rebaixamento da Série Ouro. O duelo será contra a forte equipe do São Miguel do Iguaçu.
IMPRENSA MARRECO
Assessoria – Adolfo Pegoraro
O Marreco Futsal anunciou na manhã de segunda-feira, 29/09 a contratação do pivô Caio, que estava jogando o Campeonato Brasileiro de Futsal e o Catarinense pelo Criciúma. O jogador tem 22 anos e é natural de Jundiaí (SP). Na segunda pela manhã, ele já treinou com os companheiros na academia Pratique de Francisco Beltrão, sob a supervisão do fisioterapeuta Fabiano Girardi e do preparador físico Márcio “Batuta” Ferreira.
“Estou muito feliz em vestir a camisa do Marreco Futsal, espero fazer um bom trabalho e ajudar a equipe nessa reta final da Liga Nacional e do Paranaense, temos jogos decisivos pela frente. Estou sendo muito bem recebido em Francisco Beltrão pelos torcedores, espero poder jogar o quanto antes no Ginásio Arrudão”, comenta o jogador, que tem cinco gols no Brasileiro de Futsal 2025 e quatro gols e cinco jogos disputados no Catarinense deste ano.
Caio Felipe da Silva Felix é um pivô canhoto, de referência, que já está à disposição do técnico Marcelo “Tchelo” Batista para a sequência da temporada 2025. Na LNF Cresol 2025, a equipe beltronense enfrenta o Cascavel nas oitavas de final. Na Série Ouro do Paranaense de Futsal, o Marreco aguarda o vencedor do confronto entre Cascavel e Ampere para saber quem será o adversário nas quartas de final.

Por Laurentino Risso
A campanha do Marreco na 1ª. fase da Liga Nacional Futsal, apresenta os seguintes números:
9º lugar com 39 pontos em 23 jogos, conquistou 11 vitórias, empatou em 6 jogos, sofreu 6 derrotas, marcou 73 gols, sofreu 43, obteve um saldo de 30 gols, teve um aproveitamento de 50%.
As 11 vitórias do Marreco foram:
São José 1 x 2 Marreco,
Carlos Barbosa 2 x 5 Marreco
Neste jogo, com a vitória do Marreco, a equipe do Carlos Barbosa perdeu a liderança que vinha ostentando até então na LNF,
Blumenau 2 x 3 Marreco
Tubarão 1 x 5 Marreco
Esporte Futuro 0 x 3 Marreco
Marreco 3 x 1 Corinthians
Sto. André 2 x 3 Marreco
Dracena 2 x 3 Marreco
Cruzeiro 1 x 12 Marreco
Essa vitória foi diante do Cruzeiro, uma das três estreantes na Liga Nacional; as outras duas foram Dracena e Camaquã.
Marreco 3 x 2 Foz Cataratas
Marreco 3 x 0 Pato
Os empates do Marreco:
Foram 6 empates, com: Joaçaba, Cascavel, São Lourenço, Jaraguá, Umuarama, Campo Mourão.
Faltou um ponto para o Marreco ficar em 8º lugar; teria a vantagem de disputar o 2º jogo com o Cascavel pelas oitavas, em casa. Mas, como ficou em 9º lugar, terá a 2ª. partida fora.
E, as derrotas do Marreco:
Marreco 3 x 6 Atlântico
Marreco 1 x 3 Minas
Magnus 6 x 2 Marreco
Praia Clube 2 x 0 Marreco
Marreco 0 x 1 Joinville
Vélez Camaquã 4 x 1
CBF ANUNCIA MUDANÇAS NO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO
Em evento realizado quarta-feira, 1°./10 a Confederação Brasileira de Futebol – CBF – anunciou mudanças estruturais no calendário a partir de 2026, com alterações que vão impactar todos os clubes e competições. As principais novidades são o aumento de duração do Brasileirão, a redução dos estaduais, a alteração na fórmula da Copa do Brasil e as criações dos torneios regionais: Copa Sul-Sudeste, Copa Centro-Oeste e Copa Norte.
Brasileirão
A partir do ano que vem, o Brasileirão, com mudanças nas regras, começará no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro. A ideia da CBF é tornar o campeonato mais atraente, com mais visibilidade e tempo de preparação das equipes a cada jogo. A competição irá parar durante a Copa do Mundo a partir de junho.
Estaduais
Os torneios estaduais, como o Gauchão, o Paranaense estão mantidos, mas sofrerão importante impacto na redução de datas. Serão apenas 11 datas para as disputas e cada federação terá autonomia para definir a sua fórmula. Já se sabe, desde já, que os estaduais de 2026 serão disputados “junto” com o começo do Brasileirão. As datas dos estaduais vão de 11 de janeiro a 8 de março.
A Copa do Brasil é o torneio de maior mudança estrutural a partir de 2026 pelas definições da CBF, a começar pelo número de participantes, agora passando de 92 para 126 times. Os 20 clubes da Série A, como Inter e Grêmio, por exemplo, só entram a partir da quinta fase. A outra novidade é que a final passará a ser em jogo único, já marcado para 6 de dezembro do ano que vem. Apenas a quinta fase, as oitavas de final, as quartas de final e as semifinais serão em jogos de ida e volta.
A CBF também definiu a criação de copas regionais, como a Copa Sul-Sudeste, Copa Centro-Oeste e Copa Norte. Porém, só vão participar destas competições os times que não se classificarem para as competições internacionais como Conmebol Libertadores e Copa Sul-Americana. Esses torneios serão disputados em 10 datas, entre março e junho. A Copa Sul-Sudeste, por exemplo, terá duas vagas para cada estado (PR, RS, SC, RJ, SP e MG), em um total de 12 times.
A CBF E O IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO
O impedimento semiautomático funciona como uma espécie de complemento ao VAR. Só que, em vez de pessoas traçarem a linha, é a própria máquina que faz isso em questão de segundos.
O sistema apareceu pela primeira vez na Copa do Mundo do Catar, em 2022. De lá para cá, passou a ser utilizado em algumas competições europeias, como a Champions League, a Copa do Rei, na Espanha, e a Premier League, a primeira divisão do futebol inglês.
A tecnologia também fez bastante sucesso recentemente, durante a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Como funciona o impedimento semiautomático?
A tecnologia permite que a própria máquina trace as linhas de impedimento, tirando os eventuais erros humanos da equação.
Mas como o computador faz isso? Recriando o lance em um gráfico, que vai mostrar a imagem.
O desenho fica disponível em segundos para a equipe de arbitragem, que dá a palavra final.
A tecnologia combina Inteligência Artificial com imagens geradas em tempo real para detectar o ponto exato de contato com a bola e o posicionamento dos atletas.
Por se tratar de um método mais sofisticado, são necessárias 12 câmeras e sensores de alta precisão, diferentes daquelas do VAR tradicional.
O objetivo da mudança é oferecer mais agilidade e precisão na marcação de impedimentos, diminuindo a margem de erro.
Quando o VAR estreou no Brasil, a expectativa era pela redução das polêmicas envolvendo a arbitragem.
O que aconteceu, no entanto, foi o contrário, com novas e ainda mais frequentes discussões sobre o tema.
A esperança da CBF é que o semiautomático ajude a resolver esse problema.
O que diz a CBF?
“A implantação de novas tecnologias para a arbitragem, como o impedimento semiautomático, ainda está em fase de estudos”.
Uma das dificuldades seria o preço. Hoje, o VAR atual custa cerca de R$ 20 mil por partida. A previsão é que, com o semiautomático, o pacote passe a custar algo em torno de R$ 100 mil. Além disso, nem todos os estádios contam com a estrutura para receber a inovação.
VAR analisando lance durante jogo de futebol
A ideia é que as pessoas passem a se preocupar mais com o jogo em si e menos com a arbitragem.
Mesmo com esses obstáculos, a CBF vem conduzindo estudos sobre o assunto há alguns meses e tudo indica que o desfecho será mesmo pela aprovação.
