Dr Alceni Guerra recebe homenagem da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Dr. Alceni Guerra foi homenageado pelas Sociedade Brasileira e Paranaense de Nefrologia por sua participação na organização do SUS no Brasil.
Confira texto do renomado médico publicado em suas redes sociais:
“Fui homenageado ontem pelas Sociedades Brasileira e Paranaense de Nefrologia por minha participação na organização do SUS no Brasil, mas a emoção ficou por conta da presença no palco do Dr, Hélio Cassi, que em 18 de dezembro de 1985 fez na minha cidade de Pato Branco o 1º transplante de rim, com doador vivo, irmã do receptor.
O mais incrível é que em 24 de outubro deste ano, 38 anos depois, o mesmo hospital, a Policlínica Pato Branco, realizou seu milésimo transplante renal, em uma cidade de apenas 93 mil habitantes, tudo pelo SUS, pra gente do Brasil inteiro. O Paraná tem 50 municípios com centros de diálises, e dezenas para transplantes, 80% pelo SUS, e estão em expansão. O superintendente do Instituto do Rim, Ricardo Ackel, foi meu principal assessor na organização do SUS, e o Dr. PH Fraxino, presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia, disse no discurso que seu ideal em ser médico veio das consultas comigo quando era criança, quis me imitar. Agora só falta o Flu ser campeão do mundo…“, conclui dr. Alceni.