BeltrãoParaná

Educação melhor, cidadãos melhores

Assessoria

A Assembleia Legislativa iniciou nesta terça-feira, 05 de setembro, a discussão de um projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo que altera e aperfeiçoa o processo de escolha de diretores das escolas públicas. “É uma proposta que impactará na formação de nossas crianças e jovens e que, bem executada, poderá colocar a educação do Paraná em novo patamar”, afirmou o presidente
da Assembleia Ademar Traiano.
A proposta define novos critérios para a escolha de diretores, com destaque para três deles: o candidato a diretor deve ter passado por curso de formação de gestores em educação pública, ser aprovado em prova de avaliação e apresentar um plano de gestão. Podem se candidatar não apenas professores, mas também funcionários do quadro próprio da educação e do executivo.

“É um avanço dos mais importantes porque as escolas passarão a ter diretores melhor preparados. Conhecimento, eficiência, inovação e, acima de tudo, boa gestão passarão a ser requisitos mínimos para quem quer ser diretor”, disse Traiano. “Não bastará mais ter apenas popularidade na comunidade escolar; será necessário ter habilitação técnica e intelectual”, acrescentou.

De acordo com o presidente da Assembleia, no mundo contemporâneo a liderança deve ser exercida com base em valores e princípios ancorados em habilidades testadas e resultados mensurados. “Uma escola de qualidade precisa ser comandada por um diretor que lidere toda a comunidade escolar para a excelência. Quem ganha são as futuras gerações e o Paraná”, concluiu.

*Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e tem mais de 40 anos de vida pública.