Em Curitiba, Acefb marca presença no maior evento de inovação do país
Por Darce Almeida/Acefb
A 2ª edição do Connect Week Summit, um dos maiores festivais de inovação do Brasil, realizado em Curitiba, teve participação de membros da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb).
A feira aconteceu no Viasoft Experience, dentro da Universidade Positivo, entre os dias 19 e 21 de junho, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da inovação e da tecnologia, estimular o ecossistema local e permitir a conexão entre órgãos públicos, investidores, empresários, startups e estudantes. Ao todo foram mais de 150 estandes, 350 palestras nacionais e internacionais e nove plenárias apresentadas nos quatro dias de evento.
O empresário Cledson Lodi, vice-presidente da Acefb para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, e coordenador do Ciklo hub de inovação da Acefb, representou os associados no evento, juntamente com Joares Ribeiro, diretor executivo da entidade e colaboradores.
“O evento trouxe palestras com atores e pessoas influentes ligadas diretamente à tecnologia e inovação. Tivemos a oportunidade de avaliar, conversar com o pessoal de startups, com empresas e gestores da área de inovação, no sentido de identificar o que há de novidade no mercado e o que podemos trazer para nossos associados da Acefb, bem como para o Ciklo”, analisa Cledson.
Stéphanie Karin, agente de Inovação do Ciklo, explica que o evento deixou claro a importância das pessoas no processo de inovação dentro das empresas. “Como um hub, nosso papel é trazer esses insights e tornar a inovação mais palpável para a realidade dos nossos associados. Estamos desenvolvendo novas ações e, sem dúvida, a inovação só é possível a partir de pessoas engajadas e que pensam fora da caixa, é um tópico que precisa cada vez mais ser discutido e fomentado”.
Inteligência artificial
Cledson destaca que, por vezes, os associados sentem vontade de inovar, de levar para dentro das empresas os processos inovadores. “E nós fazemos essa ponte com essa participação em Curitiba. Estivemos em contato com algumas startups que trabalham muito a questão da inteligência artificial, principalmente de como trabalhar com os dados a favor dos negócios e na tomada de decisões. Já alinhamos parcerias com startups de áreas como agronegócio e indústria que possam nos apresentar soluções para pequenos empresários. A ideia é abordar as IA’s de uma forma mais direta, trazendo soluções para que possamos replicar junto aos associados”, conclui Cledson. Vale destacar que a maioria das empresas associadas da Acefb são constituídas por microempresários.
No caminho certo
No momento, o Ciklo hub da Acefb abriga três startups físicas, além de uma startup no open space e dezesseis residentes virtuais. Traçando uma comparação da realidade de uma capital de Estado, como Curitiba, com o Sudoeste do Paraná, Cledson observa que “estamos no caminho certo, mas cientes de que ainda precisamos melhorar. Estamos trabalhando as trilhas do conhecimento para nossos associados, levando o que aprendemos tanto nesse evento [Connect Week], como em outras missões técnicas que fizemos e ainda iremos realizar”, conclui.