Em solenidade bem prestigiada, foi lançada a campanha Tributo à Cidadania
ASSESSORIA
Ontem iniciou mais uma edição da Campanha Tributo à Cidadania em Francisco Beltrão. O ato de lançamento foi realizado no Espaço da Arte, com a participação da equipe de coordenação, parceiros, apoiadores e autoridades. O objetivo é sensibilizar o contribuinte – Pessoa Física ou Jurídica – que, ao invés de pagar o valor total do Imposto de Renda para o Tesouro Nacional, destine um percentual desse imposto para os fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso.
Os recursos oriundos da campanha fortalecem os serviços, projetos e programas direcionados a este público. Ao destinar recursos a esses fundos, os cidadãos e as empresas têm uma oportunidade de exercer participação social cidadã, pois decidem conscientemente que uma parte de seu Imposto de Renda será direcionada para as ações municipais prioritárias.
Antes dos pronunciamentos, alunos do Centro da Juventude, do Bairro Pinheirão; e do Centro de Convivência Adelíria Meurer, do Bairro Luther King, apresentaram coreografias para as pessoas que estiveram no Espaço da Arte.
A solenidade de lançamento foi bem representativa, com a presença de muitas lideranças locais – empresariais, políticas, de segurança e de assistência social.
Resultados do projeto
Durante o lançamento, a coordenadora da campanha, Flavia Bedin, fez uma explanação sobre os resultados obtidos nas edições anteriores, a destinação dos recursos arrecadados e a importância do envolvimento dos mais diversos segmentos. Também teve o lançamento de um vídeo institucional da campanha. As apresentações culturais ficaram a cargo da Oficina de Dança do Centro da Juventude (CEJU) e Oficina de Arte Circence do Centro de Convivência Adelíria Meurer.
Por meio da destinação antecipada, até 30 de dezembro, pessoas físicas podem direcionar até 6% do imposto devido para a campanha, enquanto pessoas jurídicas podem destinar 1% para esta finalidade. Toda a arrecadação é utilizada em projetos sociais que beneficiem crianças, adolescentes e idosos do próprio município, fortalecendo os serviços existentes.
São parceiros da campanha a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Finanças, Sindicato dos Contabilistas (Sincobel), Núcleo de Empresários Contábeis, Núcleo da Mulher Empresária, Núcleo de Desenvolvimento Humano, OAB (Subseção de Beltrão); clubes de Rotary, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindisem), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal (Sintefb), Associação Empresarial, CDL, AFM, Unimed, Cresol, Evolua, Sicoob e Sicredi.
A frente de honra foi composta pelo vice-prefeito Antonio Pedron com a esposa Rose; chefe regional da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, Margarete Misturini Dalla Costa; vereadores Quintino Girardi (presidente da Câmara), Jean Emiliano e Ronaldo Bizotto; presidente do Sindicato dos Contabilistas (Sincobel), Mirandi Bonissoni; tenente-coronel Luiz Claudio Ferreira de Araújo; e o capitão Rinaldo de Moraes, do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado do Exército; secretária municipal de Assistência Social, Nádia Bonatto; secretário municipal de Fazenda, Elóis Rodrigues; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudia Tonello; presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Valtemir Gomes, e a representante das instituições beneficiadas, Mari Stella Pilonetto, da Apae.