Enem dos Concursos: sai novo cronograma do CNU; prova dia 18 de agosto
Os resultados serão divulgados no dia 21 de novembro e a convocação começa em janeiro de 2025.
Por Vitor Guerra
Acabou a espera sobre o Enem dos Concursos. O novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foi divulgado no último dia 4, pelo governo.
Entre as novidades, estão o reembolso para aqueles que desistirem de fazer a prova, que teve a nova data divulgada: que será no dia 18 de agosto. Anote aí e não se esqueça, 18 de agosto.
Segundo a ministra Esther Dweck, os resultados serão divulgados no dia 21 de novembro e a convocação começa em janeiro de 2025.
Novo cronograma
O governo ainda informou que, ao longo do dia, um cronograma completo será disponibilizado para os candidatos inscritos na prova.
Com as alterações, a divulgação dos cadernos de provas fica para às 20h do dia 18.
Além disso, a divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas sai dois dias depois, no dia 20.
A previsão inicial dada pela ministra para o início da convocação de aprovados para a posse será em janeiro do ano que vem, mas ainda sem uma data fixa.
Além disso, o Ministério recomendou que todos os candidatos acessem a Área do Candidato e confiram se há alguma alteração no local de prova. Isso porque, com a chuva no RS, houve um remanejo.
Regras para cenários extremos
Em coletiva, Esther informou que o documento vai trazer regras para permitir que o concurso seja realizado no dia 18 de agosto, mesmo que haja um evento imprevisível, como as chuvas no Sul.
Caso algo dessa magnitude aconteça e afete 0,5% dos inscritos, uma prova extraordinária será marcada apenas para os candidatos vulneráveis e eles concorrerão a vagas suplementares.
O Concurso
O Concurso Nacional Unificado é um processo seletivo, com 6640 vagas para 21 órgãos públicos em todo o Brasil.
Segundo dados do Ministério da Gestão, são mais de 2,1 milhões de pessoas inscritas na prova, um recorde para concursos públicos.
A expectativa era de aplicação do exame em 228 cidades brasileiras. Com as mudanças no RS, os novos números ainda não foram divulgados.