Esperando Jesus para hoje
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3.11).
Por Eloir Vieira
Talvez, você não acredite, mas a segunda vinda de Jesus está mais próxima do que muitos imaginam. “Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” Mateus 24.36. É certo que não sabemos o dia nem a hora, porque isso Deus não revelou; se alguém der datas está mentindo! Porém, tudo o que Jesus predisse vem se cumprindo à risca: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores” (Mateus 24.4-8). “Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará” (Mateus 24.10-12). O amor já se esfriou!
Jesus disse aos discípulos que tais acontecimentos seriam o princípio das dores; mas não nos esqueçamos de que já faz quase dois mil anos! Jesus disse ainda que, ao se aproximar a sua vinda, os dias seriam cada vez piores: “E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto os poderes do céu serão abalados. E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória” (Lucas 21.25-27). Nesse dia, todos verão a Jesus: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim! Amém!” (Apocalipse 1.7). Isso tudo indica dias piores no planeta; não se espera melhora; se espera Jesus!
Próximo àquele dia, Jerusalém será cercada: “Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei, então, que é chegada a sua desolação. Então, os que estiverem na Judeia, que fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, que saiam; e, os que estiverem nos campos, que não entrem nela. Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. Mas ai das grávidas e das que criarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira sobre este povo. E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem” (Lucas 21.20-24).
Jesus prometeu livrar a sua igreja da grande ira: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem” (Lucas 21.36). “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (I Tessalonicenses 1.10). “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3.10,11).
Nada deve ser mais desejado por nós do que o anseio para que a graça de Cristo esteja conosco neste mundo, para nos preparar para a glória de Cristo no outro mundo. Nesta vida, jamais conseguiremos ser suficientemente bons para herdar o Reino dos céus. Só existe um bom: DEUS. A graça, todavia, torna-nos dignos de participar da ressurreição pelos méritos de Jesus Cristo na cruz do Calvário – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie” Efésios 2.8,9.
O Senhor, que tem o controle do tempo nas suas Mãos, sabe quando será o fim. A advertência que vigiemos para a sua vinda é veemente em toda a Bíblia: “E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai” (Marcos 13.37). Por isso, ao concluir o Apocalipse, o Senhor disse três vezes: “Eis que cedo venho” Apocalipse 22.7,10,20. Que estejamos preparados enquanto esperamos Jesus. Ora, vem, Senhor Jesus!