Geral

Estudantes da UTFPR desenvolvem soluções para desafios das empresas

Empreende Mais, parceria entre o Sebrae/PR e a UTFPR – Campus Francisco Beltrão, tem oportunizado a conexão entre negócios e acadêmicos das Engenharias. Foto: Divulgação.

Buscar soluções que ajudem empresas a resolverem problemas. Esse é um dos objetivos do Empreende Mais Engenharia, Programa realizado pelo Sebrae/PR e pela UTFPR – Campus Francisco Beltrão, que visa aproximar acadêmicos do mercado de trabalho e prepará-los para os desafios encontrados no segmento.

O Programa, que é parte da disciplina de Empreendedorismo da UTFPR, incentivou 19 acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da instituição a resolverem um problema real que foi compartilhado pela Plastbel, indústria de Francisco Beltrão que produz componentes plásticos para baterias.

Após nove encontros e mais de dois meses de trabalho, os acadêmicos, divididos em quatro grupos, foram desafiados a resolverem situações dos mais diversos setores da empresa.

Docente nas áreas de empreendedorismo, inovação e gestão na UTFPR, Lindomar Subtil de Oliveira conta que os alunos passaram por capacitações e realizaram duas visitas técnicas na empresa até começarem as atividades.

“Durante as visitas, foram mapeados seis possíveis desafios que poderiam ser solucionados. Destes, foram selecionados quatro e cada equipe se dividiu para apresentar pelo menos duas formas de resolver cada problema. No último encontro, fizemos uma banca com representantes da empresa, quando os alunos apresentaram as soluções”, conta Lindomar.

Um dos grupos foi liderado pelo acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Matheus Machado de Souza. Ele conta que a equipe teve que buscar soluções para um diagnóstico identificado referente ao processo de lavagem das baterias.

“Hoje, eles têm um método manual. Sugerimos e apresentamos a possibilidade de que esse processo passe a ser automatizado, onde o sistema iria dosar a quantidade exata de cal a ser jogada na tubulação para a limpeza das baterias. Eles gostaram e temos a expectativa de colocar a ideia na prática”, detalha Matheus.

De acordo com o professor Lindomar, o objetivo é aplicar as soluções que foram apresentadas para a empresa.

“Cumprimos o cronograma estabelecido, mas não podemos parar. Agora, a Plastbel espera que a gente possa implantar o que foi apresentado e trazer resultados efetivos. Isso deve acontecer nesse próximo semestre”, acrescenta o professor.

Aplicabilidade

Para o gestor da Plastbel, Arlei Drescher, a iniciativa complementa a formação de futuros profissionais das Engenharias.

“Precisamos parabenizar o Sebrae e a UTFPR pelo Programa. Para nós, da indústria, é uma satisfação participar de momentos como esse porque acreditamos que, eles tendo a possibilidade de verem os problemas reais de uma empresa, é uma forma de ajudá-los na construção do futuro profissional de cada um”, enfatiza Arlei.

Oportunidades

Segundo Lindomar, o Programa traz benefícios que vão além da busca em resolver situações reais.

“É uma oportunidade para os alunos conhecerem, na prática, a realidade. É uma vivência profissional incrível, inclusive observamos diversas oportunidades de trabalho e de estágio durante a realização do Programa. As soluções que foram apresentadas pelos acadêmicos também podem gerar oportunidades para a abertura de um negócio que atenda a outras empresas”, conclui o docente.

Resultados conjuntos

A consultora do Sebrae/PR, Claudineia Cabral, observa que a conexão entre empresas e instituições de ensino superior é fator de desenvolvimento para os alunos.

“Através das atividades realizadas, os acadêmicos conhecem a realidade das empresas e identificam formas de resolver determinados problemas. Além de aproximá-los do mercado de trabalho, o Programa também incentiva o surgimento de ideias e pode abrir portas para os futuros profissionais”, finaliza a consultora.

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR