BeltrãoTurismo

Exposição Yves Saint Laurent ocupa 6 museus de Paris em 2022

Uma exposição de moda única está tomando conta de Paris, pois seis dos principais museus da cidade hospedam homenagens ao falecido designer francês Yves Saint Laurent para marcar o 60º aniversário de sua coleção de estreia.

Em 1962, Yves Saint Laurent, então com 26 anos, apresentou sua primeira coleção com seu próprio nome e mudou o rumo da moda feminina. Afastando-se dos vestidos estruturados e do visual ultrafeminino da década de 1950, o lendário estilista francês fez seu nome na moda andrógina ao vestir mulheres em estilos masculinos nunca vistos nas passarelas antes de incluir smokings, trench coats, terninhos sob medida e casacos.

Sessenta anos depois, Paris vai tirar o chapéu para o designer com uma enorme exposição que ocupa seis dos principais museus da cidade: o Louvre, o Musée d’Orsay, o Centre Pompidou, o Museu de Arte Moderna, o Museu Picasso e o Museu Yves Saint Laurent. De 29 de janeiro a 15 de maio de 2022, a exposição mostrará os estilos mais famosos da YSL ao lado da arte que os inspirou, com homenagens a Picasso, Matisse, Mondarin e muito mais.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o curador da exposição, Mouna Mekouar, disse que uma exposição dessa escala nunca foi feita antes em Paris. “Achei que seria impossível conseguir que tantos museus concordassem com a nossa ideia, mas eles estavam todos muito interessados ​​e muito entusiasmados desde o início. É a primeira vez que todos trabalham juntos em um projeto”, disse Mekouar.

Na Galerie d’Apollon no Louvre, você verá como o ouro, a luz e as joias inspiraram o bordado de Yves Saint Lauren. No Musée d’Orsay, você explorará suas conexões com Marcel Proust e como as ideias de gênero e sexualidade do romancista influenciaram os códigos de vestimenta de YSL. O famoso vestido Mondrian de 1965 será exibido ao lado da pintura que o influenciou no Centro Pompidou. Uma visita ao Museu Yves Saint Laurent fornecerá informações sobre os processos criativos do designer através de materiais de arquivo cuidadosamente preservados.

“Os arquivos e as exposições nos museus parceiros nos permitirão refazer a jornada criativa única de Yves Saint Laurent”, disseram os organizadores em um comunicado à imprensa. “Concebida como uma espécie de arquipélago, a exposição oferecerá novas formas de diálogo e estimulará os visitantes a criarem seus próprios itinerários de um museu a outro”.

As exposições serão realizadas ao mesmo tempo. O evento chama-se Yves Saint Laurent Aux Musées e, embora esteja oficialmente programado para acontecer até 15 de maio, algumas exposições continuarão até o final de 2022. Mais informações sobre cada exposição podem ser encontradas nos sites dos museus individuais. Os custos de entrada variam.

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *