Filha segue os passos dos pais no associativismo empresarial
“Minha satisfação é ver o cliente satisfeito com o nosso serviço. Uma empresa para dar certo é trocar ideias”, afirma Marizane, ao lado da filha Franciane. Crédito: Darce Almeida/Acefb.
Por Darce Almeida/Acefb
A jovem Franciane Brancalione tem se destacado em 2024 no associativismo empresarial, seguindo os ensinamentos de seus pais – Marizane e Francislei Brancalione. Comprometida, Franciane participa ativamente das reuniões do Núcleo Vila Gastronômica da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), onde debate projetos e ações que visam fortalecer o setor junto aos demais nucleados.
Durante as reuniões do núcleo, Franciane tem contribuído com ideias, trazendo novas energias para as discussões. Sua atuação pode ser entendida como um reflexo do legado de sua mãe, defensora do associativismo e do fortalecimento das empresas locais. Marizane é proprietária do Duet’s Restaurante.
“Eu chegava da escola e ia direto ajudar no restaurante. Também ia na escola de ballet e inglês e fui parando para poder ajudar na empresa”, conta Franciane. “Ano passado [2023] comecei a prepará-la dentro da empresa porque eu iria passar por uma cirurgia, o que por enquanto não aconteceu. Eu tinha que ter alguém para dar suporte no restaurante e minha filha encarou bem”, disse Marizane, há mais de 10 anos associada na Acefb.
Opinião
A presença de Franciane no núcleo inspira outros jovens, bem como a comunidade empresarial, a se envolverem em iniciativas que promovam o empreendedorismo dentro do associativismo. “A gente vê com bons olhos a participação de mãe e filha no nosso núcleo, a Franciane vem sendo notada por nós. Ela é superativa, traz esse movimento mais jovem, nos deixando atualizados sobre o que a população espera dos nossos restaurantes. Percebo uma grande evolução nela. Na Festa na Vila deste ano, eu, como coordenadora do núcleo, deixei ela a frente de algumas atividades e ela se saiu muito bem”, avalia a empresária Chênia Thomas, coordenadora do Vila Gastronômica.
Rafael Menegotto, vice da Acefb para Assuntos de Núcleos. Crédito: DDM Produções.
Rafael Menegotto, vice-presidente da Acefb para Assuntos de Núcleo, vem de família de empresário ligado ao associativismo. “Meu pai sempre me falava da importância do associativismo e me incentivava a participar das ações da Acefb, que os negócios prosperavam devido a esse movimento. A própria Inviolável iniciou suas atividades aqui em Beltrão e muitos dos funcionários da época abriram filiais da empresa em outras cidades. Porque é natural nos isolarmos dentro das nossas empresas e não ver o que acontece no mundo empresarial. Sozinhos não temos a mesma força do que quando estamos juntos com outras pessoas no meio empresarial”.
Benefícios diretos e indiretos
Para Marizane, a Acefb traz “N” benefícios aos associados como plano de saúde, plano odontológico, SPC Brasil e Serasa, Certificado Digital, além de oferecer todo o conhecimento e parceria entre os empresários associados. “A gente não se vê como competidores dentro do núcleo. Para se ter uma ideia, em agosto teve a Rota Gastronômica, organizada pelas empresas do Vila. Cada empresa visitava a outra para conhecer os pratos que fazem. Teve um dia que perguntei para meus colegas como eles faziam o transporte do molho do bife à parmegiana. Isso faz com que os núcleos se fortaleçam ainda mais”, complementa Marizane.
Empurrãozinho
Sabe quando você precisa que alguém chegue e fale “vai lá, não fica parado, arrisca que vai dar certo”. Foi algo nesse sentido que aconteceu com a família Brancalione. “Através do núcleo Vila Gastronômica, chegamos ao Sebrae, que colaborou no projeto de reforma e modernização do nosso restaurante. Recebemos um bom subsídio para custear o projeto arquitetônico”, informa Marizane.
Franciane cursa Administração na Unioeste. Ela entende que seguir o ramo profissional dos pais vai muito do apoio recebido deles. “Não adianta nada eles não darem liberdade pra gente desenvolver dentro da empresa. Caso contrário a gente não consegue desenvolver o trabalho que pretendemos realizar”.