Fim de ano e a tarefa de ser feliz
A época de final de ano representa para boa parte da população, um período de confraternização, reunião familiar, troca de presentes e alegria. Porém, para um outro número de pessoas, o significado é bem diferente.
Apesar do aparente clima festivo e alegre do mês de dezembro, muitas pessoas sentem-se mais ansiosas e deprimidas nessa época. Pesquisas do Instituto de Psicologia e Controle do Estresse apontam que 80% das pessoas sentem-se mais estressadas neste período do ano. Mas porque num momento com festividades se mostra tão tenso? Eu não deveria estar feliz ao ouvir as músicas natalinas e viver o clima de final de ano?
As razões são muitas: reuniões familiares, confraternizações com amigos, avaliação do ano que se finda, sair da rotina, planejar férias e metas para o próximo ano.
Existe uma pressão para ser feliz, comprar, estar junto, ter um sentimento de família, e nem todos têm esta possibilidade. Os problemas geralmente emergem nesta época, segundo a psicóloga Marilda Lipp, especialista em estresse. A pressão social para que tudo pareça feliz torna a situação ainda mais desconfortável.
O fim de um ciclo, qualquer que seja, pode eliciar alegria, mas também tristeza, stress e até mesmo depressão.
É importante abrir espaço para acolher inclusive a tristeza que pode aparecer; por mais dolorido que seja, ela é parte da vida.
O isolamento social é um dos maiores preditores da depressão, especialmente durante as festas de final de ano. Pessoas que estão sozinhas ou que têm sentimentos de desconexão muitas vezes evitam interações sociais nesta época. Infelizmente, tal afastamento muitas vezes agrava os sentimentos de solidão e os sintomas de depressão.
Como lidar com estresse? Há várias formas de melhorar a resposta do corpo ao estresse e cada indivíduo precisa aprender a perceber o que melhor funciona. A maioria das pessoas se beneficia com exercícios físicos regulares, meditação, técnicas de respiração e relaxamento.
Rever conceitos e atitudes, buscar novas formas de lidar com situações já tão cristalizadas compreendem reais tentativas de mudança e melhoria na qualidade de vida.
Se apesar dos esforços você se encontra deprimido, ansioso ou com sintomas físicos como dificuldades para dormir, irritabilidade e aperto no peito, é preciso procurar ajuda profissional para reverter o quadro de depressão. Procure ajuda profissional se você precisar dele. O auxílio de um psicólogo pode ser muito valioso para que seja possível superar de vez essa sensação tão angustiante que custa a passar.
Não deixe que as festas de fim de ano sejam desagradáveis e traumáticas. Ao invés disso, procure prevenir a depressão ao reconhecer os gatilhos que disparam a tristeza nessa época do ano e contorne a situação de forma planejada e sistemática.
Fontes:
https://www.psicologoeterapia.com.br/depressao/depressao-de-fim-de-ano/
http://www.plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=59
As festas de fim de ano e a tristeza