Fisiculturista Marcos Terres recebe homenagem
Marcos conquistou “Pro Card” da IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness), que o consagra como atleta profissional. (Foto: Assessoria)
ASSESSORIA
Foi emocionante a sessão realizada pela Câmara de vereadores de Francisco Beltrão para homenagear atleta fisiculturista Marcos Terres Ferreira, que recentemente conquistou “Pro Card” da IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness), que o consagra como atleta profissional e o coloca entre os maiores nomes deste esporte no cenário nacional e internacional.

Por iniciativa do vereador Bruno Savarro, ele recebeu a Moção de Aplausos do Legislativo. “O seu exemplo de superação, dedicação e conquistas justifica a concessão desta honraria e o reconhecimento da Câmara. Também é a oportunidade de valorizar este talento, que certamente é um espelho para todos nós”, relata Bruno.
Além do proponente, também homenagearam o atleta a vereadora Aline Biezus, que presidiu a sessão, o vereador Fernando MIsturini, a esposa de Marcos, Laura Leal, e o empresário Tiago Strapazzon, um dos seus principais apoiadores. Familiares e amigos compareceram na Câmara para prestigiar a homenagem.
Marcos Terres Ferreira, é natural de São Jorge do Oeste e tem 29 anos. O ápice de sua carreira aconteceu neste ano, com a conquista do Pro Card, que é o sonho de todo atleta amador, pois abre as portas para a participação em eventos profissionais de alto nível. A história de Marcos no fisiculturismo começou em 2018, quando conheceu Laura Gabriela Leal, que se tornou sua companheira de vida, de apoio e testemunha de toda sua jornada.
A sua paixão pelo fisiculturismo teve início ao ver uma imagem do atleta Diogo Montenegro, de renome e conquistas internacionais. Admirado com o físico, Marcos expressou o sonho de alcançar aquele nível. A partir daquele momento começou a pesquisar sobre alimentação e treinamento de atletas. Os primeiros treinos foram na academia de idosos de São Jorge. Durante quatro meses, manteve uma dieta rigorosa, baseada no que observava dos demais atletas.
Porém, suas condições financeiras não permitiam grandes possibilidades, por isso, sua dieta se baseou em cinco refeições diárias de arroz, chuchu e ovos de descarte, doados por um amigo que trabalhava em um aviário. Faltando cinco semanas para seu primeiro campeonato, Marcos conseguiu apoio do preparador de atletas Jean Biguelini, que o orientou sobre uma alimentação mais adequada.
Também veio o apoio de Nelson Francisco Santos, dono da academia Mania Fitness, de Itapejara do Oeste, que o ajudou com a alimentação e o levou ao primeiro campeonato, em Cascavel, a Copa Oeste. Marcos conquistou o top 2 por duas vezes, um resultado excepcional para uma estreia. Na pandemia ele voltou a enfrentar dificuldades financeiras extremas, chegando a passar necessidades. Para mantê-lo no esporte, Jean continuou a apoiá-lo.
Passada a pandemia foi para mais uma competição, em Londrina, onde conquistou o título de Campeão Paranaense. Posteriormente veio o apoio ele Tiago Strapazzon, da loja Vida Ativa, o que permitiu a Marcos competir novamente em Cascavel, onde se tornou campeão nas três categorias em que participou. Na sequência, em Curitiba, ganhou o seu primeiro Overall, que é a disputa entre os campeões das diversas categorias em um evento, para determinar o melhor atleta de toda a competição.
Depois disso Marcos se mudou para Francisco Beltrão, por sugestão dos apoiadores e patrocinadores Tiago e Jean, especialmente focando obter mais apoio. E as coisas começaram a melhorar. Marcos competiu em Guarapuava e ganhou outro Overall e o patrocínio de suplementos com a Nutrata. Em Londrina, foi campeão com mais um Overall. A Academia Gofit chegou em Beltrão e o proprietário, Marcos Vinicius Ciserza, deu a oportunidade para o atleta treinar com melhor estrutura. Marcos competiu em Guarapuava e ganhou novamente, com um Overall.
A partir daí o foco foi se preparar para conquistar o status de Pró. Foi para o Nacional, ganhou sua categoria, mas não conseguiu o que almejava. Mas, neste ano obteve a vaga para o Nacional, mais uma vez com o apoio do Tiago, do Marcos Ventura e patrocínio da Somar para fisioterapia. E o sonho se realizou. Marcos se tornou campeão nacional da categoria e conquistou o Overall, tornando-se o mais novo IFBB PRO.
“Esta trajetória representa não apenas a conquista, mas a história de perseverança, sacrifício e determinação de um atleta, com o apoio da esposa Laura e muitos amigos. Marcos nunca desistiu dos sonhos, mesmo diante das maiores adversidades. Esta é uma jornada de sucesso e merece este importante reconhecimento”, salienta o vereador Bruno Savarro.
