FOME X ANSIEDADE
Sabemos que fome e ansiedade são duas coisas distintas, a fome é o sinal do corpo que precisamos de alimentos para garantir nossa sobrevivência. A ansiedade é marcada pela alteração do cérebro por determinadas situações do dia a dia.
Embora uma não tenha muito a ver com a outra, quando estamos ansiosos a tendência é que tenhamos mais sensação de fome, mas ai uma fome não fisiológica e sim emocional.
A fome Fisiológica é a que sentimos quando precisamos de alimento, e geralmente não escolhemos o que estamos com fome e sim buscamos simplesmente nos alimentarmos para matar a fome.
A fome Emocional por outro lado não é a necessidade do corpo e sim a necessidade da mente de ter uma recompensa, pelo dia cansativo, pela conquista, pelo desafio que virá, e aí acabamos entendendo como “eu mereço esse alimento”.
Sim, a fome emocional é bem especifica e geralmente pede a combinação que é mais prazerosa ao paladar, gordura e açúcar, e é ai que mora o perigo.
Estar bem nutrido ajuda a reduzir a ansiedade e por consequência a necessidade de alimentos com alto teor de gordura e açúcar. A pratica de atividade física também ajuda a liberarmos serotonina e dopamina que são hormônios que trazem a sensação de bem estar.
Sendo assim quando conseguimos identificar a fome real, fome fisiológica temos muito mais sucesso na escolha alimentar e limitamos a nossa ansiedade, por consequência conseguimos eliminar peso de forma mais fácil.
E você sabe reconhecer os tipos de fome que sente ao longo do dia? Pense nisso.
