FOZ FC CONQUISTA O PRIMEIRO TÍTULO DE EXPRESSÃO
Em jogos decisivos, o Foz FC conquistou o título de Campeão da Divisão de Acesso 2022, sob o comando do técnico Negreiros. A decisão aconteceu em dois jogos contra o Aruko (ô) de Maringá. Na primeira partida, no Estádio do ABC, houve empate, e no confronto final em Maringá, domingo (12), a equipe das Três Fronteiras venceu por 1 x 0, com gol de Copetti. As duas equipes já estavam com vaga garantida na Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de 2023. Segundo a diretoria, esse foi o título mais expressivo conquistado até hoje pelo futebol profissional de Foz do Iguaçu.
ARUKO (Ô) SPORTS BRASIL – Ainda é um time desconhecido no futebol do Paraná; tem sua sede principal em Maringá; manda seus jogos no Estádio Willie Davids. Assim sendo, Maringá passa a ter dois times na Elite do futebol paranaense. O Aruko foi vencedor da 3ª. divisão em 2021 e, em 2022, conquistou a vaga para a primeirona do Paraná, além de ter ficado como vice-campeão.
RAFAEL ANDRADE – O técnico que esteve à frente das disputas do título da Divisão de Acesso contra o Foz FC, dirigindo a equipe do Aruko, é um velho conhecido do futebol de Francisco Beltrão. Em 2019 e 2021 subiu o União para a Primeira Divisão. Porém, em 2022, daí na Elite do futebol paranaense, não teve a mesma sorte, pois a equipe foi mais uma vez rebaixada para a Segundona a ser disputada em 2023.
COMO SURGIU O ARUKO, NOME DE ORIGEM JAPONESA – O ex-futebolista Alex Santos reuniu investidores de Maringá, ex-jogadores do próprio Maringá FC e um empresário que mora no Japão, o principal investidor, para tornar realidade a fundação de um novo clube de futebol, que surge como Clube Empresa. Com a ascensão rápida, a partir da sua fundação em 18 de dezembro de 2020, é possível que esteja surgindo uma promissora equipe para rivalizar com os chamados grandes do futebol paranaense.
OS REPRESENTANTES DO OESTE/SUDOESTE – O FC Cascavel vem representando muito bem a região Oeste, com participação de destaque na Elite do futebol paranaense, e galgando mais um degrau com a sua inclusão nas disputas da Série “D” do Campeonato Brasileiro. Na nossa região surgiu, recentemente, também uma entidade de Futebol Empresa – o Azuriz – que representa Marmeleiro, Pato Branco e o Sudoeste. O time apelidado de “Gralha Azul” faz campanhas idênticas as do FC Cascavel. O Azuriz, além do futebol profissional realiza um trabalho de valorização das categorias de base; adolescentes a partir dos 13 anos de idade recebem tratamento especial e participam de competições com times de renome, como é o caso de ter disputado torneio com a presença de futuros jogadores do Grêmio Porto-alegrense.
FRANCISCO BELTRÃO: VARZEANO DE BELTRÃO
A secretaria de Esportes realizou o arbitral da 1ª. Divisão do Campeonato Municipal Varzeano na terça-feira, dia 14, e o da 2ª. Divisão na quarta-feira, dia 15, sob a presidência do secretário Almir Hugo Lopes. Participaram das decisões, além do secretário Lopes, um representante de cada equipe. Todas as propostas foram discutidas pelos presentes no arbitral. Por causa da pandemia do coronavírus o Campeonato Varzeano não foi realizado nos anos 2020 e 2021.
No ano de 2019, prevaleceu o domínio das equipes do interior do município, O título da 1ª. Divisão foi conquistado pelo Ipiranga de Seção Jacaré, ficando Nova Concórdia como vice. Na 2ª. Divisão, o campeão foi o Santo Agostinho do Assentamento Missões e vice o Rio do Mato.
1ª. rodada do Varzeano 2022: – Ipiranga Jacaré x Industrial – Pinheiros Beltronense x Dalle Supermercado/Bino Calçados – Vitral Sul x LR Informática Marrecas – CTAF Rio Tuna x Belmar HartexteBet – (Folga FronteiraBet/Gaúcha EC). Segundo o regulamento, oito equipes se classificam para a fase mata-mata (quartas-de-final), em partida única a ser disputada no Estádio Anilado. O início das disputas da 1ª.Divisão está marcado para 26 de junho.
MARRECO PERDE EM UMUARAMA: 2×0 – Na noite de 3ª. -feira (14), o Marreco foi derrotado pelo Umuarama, em duelo travado na casa do adversário, válido pela Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Faltando 20 segundos para terminar o primeiro tempo, Wesley marcou 1×0. Na etapa final, aos 4 minutos, Léo Café cravou 2 x 0. Assim, o Marreco segue a sua sina, disputando dois campeonatos ao mesmo tempo: Série Ouro Paranaense e Liga Nacional Futsal. Nos últimos 3 minutos, Edimar foi acionado como goleiro linha, mas a equipe do técnico Fabinho Gomes não conseguiu, sequer, descontar no placar. Em conversa com torcedores do Marreco, ouvi muitos comentários e preocupações, porque a equipe está num desempenho muito baixo. Nesta temporada aproveitamento não passa dos 34%. Será que não está na hora de rever o planejamento; mudar algumas peças do xadrez (mexer nas contratações) e sair em busca de novos valores? Porque, a continuar com esse rendimento vai chegar ao fim da temporada sem a conquista de um título, pelo menos, que é o propósito anunciado no início do ano. Agora, se está bom assim, lembro aqui um escritor das periferias de Francisco Beltrão que, no seu livro escreveu “tá ruim, mas tá bom”.
EM ERECHIM-RS, OUTRA PARADA DIFÍCIL PARA O MARRECO – Neste sábado (18), pela Liga Nacional Futsal, a equipe beltronense enfrenta o Atlântico. A equipe gaúcha ocupa a 10ª. colocação com 16 pontos, sofre mais gols (32) do que marca (20), saldo negativo de menos 12. O Marreco está em 16º. lugar com 11 pontos na Liga Nacional, marcou 2O gols e sofreu 22, saldo negativo de menos 2. O aproveitamento do Marreco é fraco, de apenas 33,%.