Francisco Beltrão carrega o peso de derrotas no dia 18/10/2025
Em jogo da Terceira Divisão do Paranaense, o CE União foi derrotado em casa, no Estádio Anilado, por 1 a 0 pela equipe do Araucária SAF. Esta partida foi o confronto de ida das quartas de final da Terceirona Paranaense 2025.
No próximo final de semana, o Anilado irá para o jogo da volta. A derrota de 1 a 0 para o Araucária, complicou as coisas para o time do técnico Wellington Monteiro. Por não ter vencido em casa, o Azulão Beltronense se complicou, pois vai atuar nos domínios do adversário. Quem passar, seguirá para as semifinais da Terceira Divisão deste ano.
NOVIDADE NO JOGO ARAUCÁRIA X CE UNIÃO
O Araucária não joga na sua cidade de origem, porque o estádio local não tem estrutura exigida pela Federação Paranaense de Futebol. O duelo mata-mata entre Araucária e União será no Estádio Gigante de Itiberê, em Paranaguá.
MARRECO DERROTADO EM CASCAVEL
Liga Nacional de Futsal: O Marreco Futsal perdeu por 1 a 0 para o Cascavel (apelidado de “Serpente”) no segundo jogo das oitavas de final, realizado em Cascavel, no Ginásio da Neva. Como o primeiro jogo em Francisco Beltrão terminou empatado em 2 a 2, o Marreco precisava vencer o segundo confronto para se classificar. Com a derrota, o time foi eliminado da LNF.
Com isso, o Marreco Futsal foca agora na Série Ouro do Campeonato Paranaense, onde está bem posicionado.
Escrevo coluna esportiva no jornal, mas na edição de hoje quero focar um assunto que entendo possa ser um documentário.
Por Laurentino Risso
Mensagem de Antônio Ragadali (criador de conteúdos)
Boa tarde, meu amigo Laurentino. Tudo bem?
Lendo as suas matérias por aqui, achei muito importante sua sugestão, dada à Secretaria de Educação da cidade, para que haja continuidade nesse trabalho de resgate dessa importante história. Muitos destes que sofreram aqueles amargos anos e igualmente protagonizaram importante mudança, ainda vivem e podem contribuir para complementar lembranças, que não deverão ser apagadas. Parabéns pela ideia.
A MINHA SUGESTÃO
Que nas escolas municipais de Francisco Beltrão sejam implantadas tarefas, aos alunos, como trabalhos de redação sobre a REVOLTA DOS POSSEIROS DE 1957. Os jovens teriam a oportunidade de conhecer a história de Francisco Beltrão e região, conversando com pessoas que vivenciaram nos anos 50 a disputa de terra pelas COMPANHIAS CITLA E COMERCIAL, as quais se diziam donas das Glebas de Missões e Chopim, e fora da lei cobravam os POSSEIROS com maus tratos e atos desumanos.
É uma história longa, que não pode ficar esquecida, porque no dia 10 de Outubro de 1957 homens e mulheres se reuniram na Praça Dr. Eduardo Virmond Suplicy, exigindo justiça e a expulsão das duas empresas que acabaram deixando a cidade sob acompanhamento da 2ª. Companhia de Infantaria (Exército);
E, a paz voltou a reinar a partir de 1962, quando foi criado pelo governo federal o GETSOP, com a missão de regularizar as propriedades das duas glebas.
Os trabalhos dos alunos, os primeiros lugares, poderiam ser premiados e apresentados nas próximas celebrações do dia 10 de outubro dos anos futuros.
