Geral

Frente fria avança e Paraná tem alerta para geadas

Uma frente fria está avançando pelo Paraná nesta quinta-feira, 8 de agosto, trazendo mudanças significativas no tempo em todo o estado. Desde a tarde de ontem, essa frente fria já provocou chuvas na região Sudoeste, que persistiram ao longo da madrugada. Em resposta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas meteorológicos, incluindo três de frio intenso (alerta amarelo) e um de tempestade (alerta laranja) para os próximos dias.

Instabilidade Climática no Paraná:
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que o estado enfrentará um dia de grande instabilidade climática. A frente fria está prevista para provocar chuvas em praticamente todas as regiões do Paraná.

Conforme explicado pelo meteorologista Lizandro Jacóbsen, a passagem do sistema frontal ao longo do dia deve manter as temperaturas amenas. No Norte do estado, as máximas podem chegar a 24ºC ou 25ºC em cidades como Londrina e Cornélio Procópio. Nas outras regiões, as máximas dificilmente superarão os 20ºC.

No Oeste e Sudoeste do Paraná, onde a frente fria já passou, as temperaturas máximas ficarão em torno de 16ºC. Embora as chuvas não devam ser intensas nessa quinta-feira nessas regiões, elas poderão ser acompanhadas por raios e trovões. Na sexta-feira, a frente fria avançará para São Paulo, deixando o tempo ainda mais instável no Paraná.

Massa de Ar Polar e Geadas
Além da frente fria, uma massa de ar polar está se movendo em direção ao Paraná, o que resultará em uma queda acentuada nas temperaturas. No Oeste e Sudoeste, as mínimas devem cair para cerca de 3ºC na sexta-feira e 2ºC no sábado. De acordo com Jacóbsen, o final de semana será marcado por dias frios e estáveis, com céu claro e sem nebulosidade, mas com temperaturas extremamente baixas.

Há também previsão de geadas em grande parte do Paraná durante o sábado e domingo, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba, onde as temperaturas podem ficar abaixo de 5ºC.

Essa mudança no tempo é um alerta para os paranaenses se prepararem para dias frios e a possibilidade de geadas, especialmente nas regiões mais afetadas pela massa de ar polar.