BeltrãoGeral

Gerentes da Sanepar atualizam ações da estatal paranaense

Da assessoria/Acefb

O novo Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil foi tema de discussão na manhã desta terça, 31 de maio, no Café Acefb Tech, reunião semanal realizada na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb). Participaram Ativo Miguel Beier, gerente comercial da Sanepar em Beltrão e Valdir Dalsente, gerente regional da estatal paranaense. Na plateia, lideranças empresariais, políticas e de segurança pública.

Crédito: Darce Almeida

“Em Beltrão, dizemos que 100% da água é tratada na área urbana. Porque a rede passa por toda a cidade. Porém, têm alguns clientes que optam por poços artesianos. Já a cobertura da rede de esgoto está em 80%. A cidade está bem próxima de atingir os 90% do que preconiza o Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico até 2033”, disse Ativo Miguel. Cada ligação de rede coletora custa em média R$ 15 mil.

Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb, enfatizou e disse que “é importante a Sanepar esclarecer todo esse processo para a classe empresarial, bem como para a sociedade beltronense”. A reunião completa está em formato de vídeo no Facebook da Acefb.

Valdir explica que a Sanepar – regional de Beltrão – foi dividida em cinco polos para melhor administrar as localidades. “Não tem como atender todas as demandas da região somente no escritório de Beltrão”.

Os municípios-polo da regional são:

– Capanema – Pérola do Oeste, Conciolândia, Centro Novo e Bela Vista da Caroba.

– Dois Vizinhos – Boa Esperança do Iguaçu, Salto do Lontra, Nova Vitória, Foz do Chopim, Cruzeiro do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu.

– Francisco Beltrão – Enéas Marques, Nova Esperança do Sudoeste, Manfrinópolis, Salgado Filho, Flor da Serra do Sul, Tatetos, Nova Concórdia, Renascença, Baulândia e Marmeleiro.

– Realeza – Saltinho, São Roque, Santa Izabel do Oeste, Pinhal de São Bento e Ampére.

– Santo Antônio do Sudoeste – Pranchita e Bom Jesus do Sul.

Em Beltrão

– Extensão da rede de águas – 602.999 metros

– Ligações de água – 28.477

– Economias de água – 36.934

– Tarifa social – 1.552

– Extensão da rede de esgoto – 474.821 metros

– Ligações de esgoto – 21.586

– Economias de esgoto – 30.016

– Tarifa social – 499

Alerta

Valdir fez uma alerta. “A Sanepar só recebe pagamento pela conta. Todos os serviços prestados pela companhia, negociação de débitos e parcelamentos, são lançados e faturados, exclusivamente via conta de água, esgoto e serviços. Caso solicitem qualquer valor em dinheiro, não concorde e denuncie no canal de denúncias da Sanepar”.

Formas de contato

– 0800 200 0115

– Fale conosco no site da sanepar.com.br

– E-mail franciscobeltrao@sanepar.com.br

– Aplicativo Sanepar Mobile

Neste ano a Sanepar lançou a Fatura Digital – https://site.sanepar.com.br/clientes/fatura-digital. Nada mais é que a conta de água/esgoto/serviços em formato digital. Através desse site é possível o recebimento da conta por e-mail ou no aplicativo Sanepar Mobile.

Foto 1: Miguel e Valdir Dalsente, gerentes da Sanepar.

Foto 2: Valdir Dalsente e o presidente da Acefb, Tarsizio.

Crédito: Darce Almeida.*

Foto 3: Major Pitz, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar de Beltrão.

Crédito: Reprodução.