Hábitos Alimentares saudáveis, quando iniciar?
Inúmeras vezes já ouvimos dizer que temos que adotar bons hábitos alimentares para levar uma vida com qualidade e saúde, para preservar nosso corpo de doenças e manter nossa mente saudável. De fato, uma alimentação adequada auxilia para uma vida mais longa e feliz.
E quando devemos iniciar esses hábitos saudáveis? O ideal é que desde o nascimento o bebê já receba os nutrientes necessários por meio do aleitamento materno, que é o melhor alimento do mundo e só deve ser trocado por fórmulas em caso de extrema necessidade.
A partir daí com a introdução alimentar os bons hábitos devem ser mantidos. E é o que geralmente acontece na primeira infância, cuidamos da alimentação, evitamos doces, frituras, alimentos industrializados, por outro lado oferecemos legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e frutas.
Pois bem e, por que então, na fase adulta temos problemas alimentares? Por que basicamente somos espelho do que vivemos, se dentro de casa temos hábitos ruins quando a criança começa a fazer suas próprias escolhas vai preferir pelo que vê a maioria dos seus cuidadores fazendo, e não mantém aquilo que era feito anteriormente na primeira infância.
Está ai a grande importância de manter bons hábitos alimentares para toda a família, ou seja, garantir que a base da alimentação seja o mais saudável possível e com isso quando a criança puder escolher seus alimentos prefira os que trazem benefícios para a saúde.
Outra fase difícil para manter hábitos alimentares saudáveis é a adolescência por se tratar de uma fase na qual os jovens busquem principalmente fazer coisas diferentes do que foram ensinados, quebrar regras e ai a influência alimentar errada começa a aparecer.
Com isso surge a dúvida: Vale a pena manter hábitos saudáveis se na adolescência vai ser tudo ao contrário? E eu digo que sim! Pois a adolescência também é uma fase que passa, e sabe o que perdura depois que a fase passa? O que é constante e que foi ensinado desde o início da vida. Uma criança que desde o início da vida é exposta a bons hábitos alimentares e de vida, tem uma chance muito maior de se tornar um adulto com bons hábitos.
Tudo bem, não tenho filhos e me alimento mal, gostaria de mudar, mas minha infância, adolescência e início da vida adulta foram ruins o que eu faço? Não tem mais jeito? Tem sim! Sempre é uma boa hora para começar a ter bons hábitos e o quanto antes melhor, mas nunca é tarde. Comece incluindo alimentos saudáveis nas refeições, consumindo frutas, legumes e verduras, tomando bastante água e se exercitando, seu corpo já vai sentir diferença. E sua saúde agradece!
Encerro com uma frase de Hal Elrod “Onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolhe ser”. Todo dia é o melhor dia para você começar a mudança que deseja!