Início de novas descobertas sobre a fundação do CE União
Visita à residência da sra. Naura Granzotto Trentin. Fotos: Badih Bithar.
Meriney, Naura, Liciene, Laurentino e Judite Risso.
No dia 05 de abril 2024, estive em visita à senhora Naura Lourdes Granzotto Trentin, esposa de Wolf Paulo Trentin (em memória), fundador do CE UNIÃO de Francisco Beltrão, no ano de 1956. Os Trentin vieram do Rio Grande do Sul a Francisco Beltrão naquele ano e instalaram um hotel próximo ao (hoje) endereço da Mecânica e Retifica Sanderson.
O nome do estabelecimento hoteleiro era Hotel União. Aí se entende perfeitamente a fundação e escolha do nome do primeiro time de futebol organizado em Francisco Beltrão, o CE UNIÃO.
Além das informações que me foram passadas pela senhora Naura, também ouvi belas histórias da família Trentin, contadas por Mariney Trentin e sua mãe Luciene Lúcia Basso Trentin, especialmente sobre jogadores da família Trentin no futebol de Erechim, Santa Catarina e Francisco Beltrão.
No futuro, voltarei ao assunto dos Trentin no futebol, no resumo de um novo compêndio que tem a minha escrita em andamento.
PRÓXIMO ADVERSÁRIO DO MARRECO NA LIGA
Na 4ª. rodada da Liga Nacional, dia 22/04, às 20 horas, o Marreco terá uma parada complicada frente ao Cascavel, time que jogando em casa se torna poderoso e difícil de ser batido. Mas antes de encarar o time da cobra, o Marreco terá jogo pela Série Ouro, diante do Campo Mourão.
CAMPO MOURÃO PELA SÉRIE OURO DIA 16, UMA TERÇA-FEIRA
“Conhecendo um pouco mais do Campo Mourão. O time mourãoense não teve dificuldade para superar o Ampére no ginásio de esportes Belin Carolo (Arena UTFPR) “.
O Campo Mourão Futsal estreou, dia 03 de março, no Paranaense Série Ouro com goleada por 6 a 1 para cima do Ampére, equipe do Sudoeste do Paraná.
Thales (2), Selbach (2), Tom e Vitor Hugo anotaram os gols do Carneirão, que na primeira etapa abriu 3 a 0 no placar.
Do dia 11 a 16 de março, Campo Mourão participou da Copa Gramado de Futsal, no Rio Grande do Sul, com outras sete equipes da Liga Nacional. Competição que serviu como base da preparação para a temporada. Sérgio Lacerda é o atual técnico do Campo Mourão. Está na sua 3ª. temporada à frente do comando técnico do Carneirão; um treinador com muita experiência, inclusive, duas vezes campeão da Liga Nacional.
O técnico Sérgio Lacerda sente-se em casa e acredita no potencial do elenco que ajudou a montar em parceria com a diretoria do clube. Na Liga Nacional. o Campo Mourão obteve dois bons resultados: 5 a 4 sobre o Corinthians, e 4 a 1 no Santo André. Teve somente uma derrota, frente ao Jaraguá, por 3 x 1
“Estamos trabalhando há praticamente 60 dias e já tivemos alguns jogos, dentre eles o estadual pelo qual felizmente tivemos duas vitórias. Isso é bom para o grupo, pois sem tirar os pés do chão eleva a autoestima e traz confiança. Agora temos este início de Liga que todos sabem da importância de pontuar em casa. Uma equipe que todos os anos se credencia a brigar na parte de cima da tabela” valoriza Lacerda.
ATHLETICO PARANAENSE FAZ 6 A 0 NO RAYO ZULIANO
Em jogo da Copa Sul-Americana, o Furacão aplicou a maior goleada de todos os tempos. A vítima foi o time venezuelano Rayo Zuliano, no confronto realizado na Ligga Arena, na noite de terça-feira, 09/04/24, pela 2ª. rodada do Grupo E da competição. Em jogos oficiais, de competições internacionais, foi registrado o placar mais elástico conquistado pelo time paranaense.
Levando em conta competições internacionais, foi a 1ª. vez que o Furacão venceu por mais de quatro gols de vantagem e que também conseguiu marcar mais de cinco gols na mesma partida. Antes desse feito, o placar mais dilatado tinha sido o 5 a 1 sobre o Caracas, na fase de grupos da Libertadores de 2022. O Athletico tinha obtido outros resultados de vitórias, três por 4 a 0 e outras quatro por 4 a 1.
GRÊMIO PERDE EM CASA E SE COMPLICA NA LIBERTADORES
O Tricolor Gaúcho foi novamente superado na Copa Libertadores, desta vez com todos os titulares. Perdeu por 2 a 0 para o Huachipato do Chile, pela 2ª. rodada do Grupo C, na terça-feira (9). Jogou muito mal a equipe do técnico Renato Gaúcho, e a derrota fez o clube ligar o sinal de alerta na competição continental.
O Grêmio é o lanterna da chave. Com o resultado, o Huachipato assume a liderança do grupo, com 4 pontos. Havia empatado com o Estudiante da Argentina. Outra equipe na ponta de cima da tabela é o time da Argentina, que venceu por 2 a 1 o The Strongest da Bolívia.
INTERNACIONAL COMEMORA 115 ANOS DE EXISTÊNCIA
Enquanto o pessoal do Grêmio está de cara amarrada e amargando mais uma derrota na Libertadores, o Internacional esteve de festa dia 10/04/24 pela comemoração de seus 115 anos de vida. A fundação do Colorado de Porto Alegre coincide com a mesma data de fundação do Coritiba Football Club.
No dia 6 passado, foi o aniversário do Beira-Rio, cuja inauguração deu-se no ano de 1969, então, são 55 anos de estádio próprio.
O Colorado se projetou nacionalmente em 1975, com a conquista do título de campeão brasileiro. Vitorioso por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, com gol do renomado Figueiroa. No ano seguinte, veio o bicampeonato com a vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians. Em 1979, o Colorado Gaúcho conquistou o tricampeonato invicto, com o técnico Ênio Andrade, mesmo com os desfalques de Falcão e Valdomiro.