IV NOITE DOS ESCRITORES DE FRANCISCO BELTRÃO: O ESPAÇO DA LITERATURA NO SUDOESTE DO PARANÁ
(Por Cleusa Piovesan)
.
Participei na sexta-feira, 04/11/22, da IV Noite dos Escritores, em Francisco Beltrão, organizada pelo Departamento de Cultura de Francisco Beltrão, pelo diretor do Departamento de Cultura Vilmar Mazzetto e por Jane Goreti, organizadora do evento, a quem agradeço a oportunidade de divulgação de meu trabalho com a Literatura. Em 2021, eu também fiz a publicação do livro Olhos: nus olhos, produzido pela Editora JdeB, prefaciado pelo amigo, professor da UNESPAR, escritor, Mestre Sergio Maibuk, e do livro Literatura inspira poemas, prefaciado por Weslei Roberto Candido, professor da UEM, Pós-Doutor em Literatura, poeta e escritor de literatura histórica. Neste ano, mais amigos avalizaram minhas “loucuras poéticas” e mais poesia deixa o espaço da gaveta e vai para a apreciação do público.
Publiquei, nessa IV Noite dos Escritores, dois livros de minha autoria, Pílulas Poéticas, poesia minimalista: o poetrix, de apenas três versos e título, com poemas de temáticas variadas; e Entre_laçando Desejos, poemas sintéticos em sua extensão, de apenas oito versos, cuja temática principal é o erotismo no universo feminino. Estar nesse evento, já consolidado como um espaço importante para a Literatura, significa ter a possibilidade de expor minha obras literárias ao público da região Sudoeste do Paraná, e entrar em contato com outros(as) escritores(as), que se dedicam a explorar a magia do universo literário.
As leituras de hoje são outras; não são leituras de compêndios nem leituras que apresentem regras rigorosas, já contestadas pelos modernistas em da Semana de Arte Moderna de 1922, são leituras de um só fôlego, por isso a poesia minimalista ter sua importância destacada. Assim, um século depois, surgiram novas formas de expressar a arte poética, como o Poetrix, criado em 1999, pelo poeta baiano Goulart Gomes; e o Spina, criado em 2019, pelo professor e poeta pernambucano Ronnaldo de Andrade, que também fez comigo a revisão do livro, passo a passo, para que saísse um trabalho de qualidade e prefaciou essa obra com um texto esclarecedor sobre o que é literatura erótica. Esses são os gêneros literários que escolhi para editar mais dois livros, cujas capas foram elaboradas por duas artistas nordestinas de grande talento: a de Pílulas Poéticas foi produzida por Luciene Avanzini, uma potiguara de sensibilidade ímpar; a de Entre_laçando Desejos, por Thaisa Silva, uma pernambucana arretada com quem já fiz outros trabalhos e também produziu a capa de meu novo livro Mulheres: singular universo, e prefaciado pela amiga, professora Mestra em Letras, Neuza Brazil de Castro Frizzo que será lançado no início de 2023.
A poesia de cunho minimalista também adentra as telas de celulares e se apropria dos espaços virtuais, por meio de divulgação em sites. Foi assim que entrei em contato com os criadores desses dois gêneros de poemas modernos. As produções divulgadas nas redes sociais estão, cada vez mais, concatenadas com os ideais dos modernistas da Semana de Arte Moderna de 1922, comprometida com seus ideais, que não se perderam no tempo, e que continuam sendo Norte para a literatura atual.
Por meio das páginas no Facebook tive contato com esses dois gêneros de poema, entrando no grupo Associação Brasileira de Spinaístas, administrado por Ronnaldo de Andrade e Rosana Moraes; e entrei em grupos de WhatsApp, como a Confraria Ciranda Poetrix, presidida por Lorenzo Ferrari, que propõe exercício constante de escrita, por meio de Cirandas de poetrix, duas vezes por semana, e tem um site de publicação das produções; e a ABLAM (Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas), cujo presidente é Rogério Marques Sequeira, na qual faço parte da Diretoria Acadêmica, a qual tem reuniões mensais e um site no Recanto das Letras, para a divulgação das produções de seus acadêmicos e com a qual estou participando da I Coletânea de Poesia Minimalista. Isso me aprofundar nessa arte de dizer muito em poucas palavras, porque, mais do que inspiração, a poesia é um exercício de reflexão e de aprimoramento sobre as possibilidades que os recursos da linguagem nos proporcionam.
A IV Noite dos Escritores contou com a participação de 11 autores da região Sudoeste e foi um evento memorável pela qualidade das obras apresentadas ao público. Foram obras de gêneros textuais diversos: poemas, memórias literárias, biografias, pesquisa histórica, livro infantil, mostrando o universo de cada autor(a) e sua universalidade, ao apresentar um pouco de si e muito de mundo, fazendo com que as pessoas se identificassem com o teor das produções.
Numa sociedade em que a leitura não é hábito e a produção de livros não conta com o apoio do setor público (os autores tem de arcar com os custos e publicar a quantidade de exemplares que “cabem” no seu orçamento), a publicação de 11 obras é um número significativo. Parabéns aos organizadores do evento, e sucesso às/aos autoras/es de Literatura que expuseram suas obras e trouxeram brilho especial à noite.
.