Turismo

Maldivas com orçamento limitado: como economizar no paraíso

O impressionante arquipélago das Maldivas no Oceano Índico construiu uma reputação de destino de luxo. Ainda assim, nos últimos anos, os viajantes com orçamentos mais apertados também foram bem-vindos.

Desde que os primeiros turistas começaram a inundar suas imaculadas praias de areia de coral no final da década de 1970, o país cultivou uma imagem como uma coleção exclusiva de ilhas particulares acessíveis apenas a certas pessoas. Foi só em 2008 que as viagens com orçamento independente se tornaram genuinamente possíveis, quando o primeiro governo das Maldivas eleito democraticamente aboliu as regras que obrigavam todos os estrangeiros a permanecer em Resorts. Essa mudança permitiu que os moradores licenciados abrissem suas próprias pousadas nas chamadas “ilhas locais” – em oposição aos Resorts All Inclusive, cada um em uma ilha privada que existe em isolamento quase total do dia-a-dia da vida no campo.

As Maldivas oferecem uma combinação tão incrível de praias deslumbrantes, águas cristalinas e mergulho fantástico que sua abertura para os viajantes sem recursos financeiros ilimitados é definitivamente um motivo de comemoração. Lembre-se, porém, de que o isolamento absoluto das Maldivas do resto do mundo significa que nunca será um destino verdadeiramente limitado.

A seguir estão algumas dicas simples para manter seus custos baixos em um destino com uma merecida reputação de exorbitante.

Viaje durante a baixa temporada, ou pelo menos tente evitar a alta temporada

Maldivas é mais barato durante as monções do sudoeste, que começa em maio e termina em outubro, coincidindo com o verão do hemisfério norte. Como é a época mais chuvosa do ano, os preços das pensões podem cair pela metade dos níveis da alta temporada e, embora possa estar nublado e chuvoso nesta época do ano (principalmente em junho e outubro), você nunca precisa se preocupar com frio, graças ao calor do ar equatorial o ano todo.

Fique em uma pousada em vez de um Resort

Encontrar a pousada certa representará a maior economia que você pode fazer em uma viagem às Maldivas, já que mesmo a pousada mais sofisticada custará significativamente menos do que o resort mais barato. Ao contrário de resorts all inclusive, uma pousada necessariamente coloca você em uma ilha local, oferecendo opções de comida, bebida e atividades – o que significa a liberdade de escolher seus próprios restaurantes, selecionar sua própria equipe de mergulho e comparar os preços de acordo.

Viaje como um morador local e pegue a balsa

As balsas MTCC, o sistema de transporte público administrado pelo estado, são uma maneira excelente – se não particularmente rápida – de se locomover, com passagens que custam quase nada. Em um dhoni frequentemente lotado, mas muito sociável (o veleiro multifuncional das Maldivas), você terá muito tempo para se bronzear no telhado enquanto observa os golfinhos e o barco segue seu caminho lentamente para sua ilha. Com apenas alguns dólares por viagem, você economizará uma fortuna em comparação com os caros traslados de lancha ou hidroavião que a maioria dos resorts exige.

Reserve seu pacote de mergulho com antecedência

Se o mergulho é o principal motivo de sua viagem, procure o melhor pacote de mergulho antes de sua viagem e, em seguida, trabalhe de trás para frente para organizar o resto de sua viagem em torno disso. Muitas pousadas que atendem a mergulhadores oferecem descontos generosos para a compra de pacotes com antecedência, já que isso permite que eles gerenciem seus horários de mergulho e maximizem o uso do dhonis.

Pegue um cartão SIM antes da viagem

Uma vez que os custos de roaming podem se tornar significativos se você usar a Internet no seu telefone fora de pontos de acesso Wi-Fi, você economizará dinheiro comprando um cartão SIM local pré-pago assim que emitir sua viagem. A Estação Londres possui cartões que incluem muitos dados, mais do que o suficiente para algumas semanas.

Tente levar tudo que você precisa

É difícil exagerar o quão pouco está disponível nas lojas nas Maldivas. Embora os resorts de última geração importem todos os luxos possíveis para seus hóspedes (com taxas correspondentes), encontrar até mesmo os itens mais básicos nas ilhas locais pode ser um desafio.

Malé tem a melhor seleção de mercadorias em suas lojas. Mas você vai economizar tempo e dinheiro ao trazer tudo o que precisa com você em suas próprias malas. Porém evite importar álcool, pois as autoridades irão confiscar quando você entrar no país.

Evite altos impostos sobre o álcool

A menos que você esteja hospedado em um resort, qualquer feriado nas Maldivas devotamente muçulmanas será sem álcool, o que pode ser um obstáculo para alguns. A única maneira de conseguir uma bebida se você estiver hospedado em uma pousada é organizar uma excursão para um resort próximo ou barco de mergulho liveaboard para a noite.

Ilhas populares como Maafushi têm um barco de mergulho semi-permanentemente ancorado próximo à ilha. Mas a conta de uma noite bebendo é bastante preocupante, já que enormes impostos são cobrados sobre o álcool aqui. Este é um destino onde vale a pena ser abstêmio.

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *