MARRRECO E SUA PARTICIPAÇÃO NA LIGA NACIONAL FUTSAL

Foto: Bruno Cagnini.
Goleiro Velloso comemora triunfo do Marreco sobre o Foz Cataratas, sábado, dia 13, no Arrudão.
O Marreco está classificado para as oitavas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF). O feito da equipe beltronense aconteceu ainda quando faltavam três compromissos para o final da 1ª. fase. Obteve uma vitória espetacular sobre a equipe do Foz Cataratas, por 3 x 2, no dia 13/09, jogando no Ginásio Arrudão. A equipe do técnico Tchelo garantiu a classificação, com 32 pontos, na 10ª posição.
O esquadrão beltronense não pode mais ser alcançado pelo Esporte Futuro, que é o 1º fora da zona de classificação, pois o time de Toledo havia estacionado com apenas 23 pontos. Mesmo faltando mais duas rodadas, o máximo que o Esporte Futuro poderia chegar na pontuação seria a de 29 pontos. O Marreco, até o jogo contra o Corinthians, teve um aproveitamento de 53,3%.
São 9 vitórias do Marreco em 20 jogos, tinha empatado em 5 jogos e sofrido 6 derrotas.

Foto: Bruno Luiz Cagnini

Foto: Bruno Luiz Cagnini
MARRECO FUTSAL VENCE O CORINTHIANS COM ATUAÇÃO IMPECÁVEL
Em um jogo atrasado da 13ª rodada, o Marreco Futsal derrotou o Corinthians por 3 a 1 na noite desta quinta-feira, dia 18, no Ginásio Arrudão.
A vitória do time beltronense começou a ser construída ainda na primeira etapa, com gols de Biel, aos 5 minutos, e Murilo, aos 17 minutos e 64 segundos.
No retorno do intervalo, logo nos primeiros instantes, Meleca recebeu um lançamento direto do goleiro Velloso e, com categoria, encobriu o goleiro Kevin, marcando o terceiro gol do Marreco. O único gol do Timão foi do argentino Monteros, nos momentos finais da partida, faltando menos de 2 minutos para o apito final.
Com o resultado, o Marreco se credencia para uma posição entre os oito primeiros colocados. Este é o melhor desempenho e classificação da equipe em toda a sua história na Liga Nacional de Futsal, que teve início em 2016.
Com a vaga assegurada para a fase mata-mata, o Marreco ainda tem a chance de melhorar sua posição na tabela. Os próximos compromissos do time são:
Campo Mourão, fora de casa, no dia 21.
Pato Futsal, no Ginásio Arrudão, no dia 27, um sábado, às 19h, no que promete ser um “clássico das penas” com grandes emoções.
ESTATÍSTICA DO MARRECO FALTANDO 2 JOGOS PARA ENCERRAR A 1ª FASE DA LNF
10º colocado, 35 pontos, 21 jogos, 10 vitórias, 5 empates, 6 derrotas, 57 gols pró, 44 gols contra, 13 gols de saldo positivo, 55,56% de aproveitamento. Para a equipe beltronense, o ideal seria uma classificação entre os 8 primeiros para ter vantagem na decisão dos playoffs.
CORINTHIANS
8º colocado, 36 pontos, 21 jogos, 10 vitórias, 6 empates, 5 derrotas, 63 gols pró, 46 gols contra, 19 gols de saldo positivo, 57,14% de aproveitamento.
Esses números, tanto do Marreco quanto do Corinthians podem ser alterados em função de outros jogos do fim de semana.
SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO – 26ª. RODADA
1º Coritiba – 47 pontos, joga a próxima partida domingo, dia 21, contra o América de Minas.
2º Goiás – 45 pontos, joga no sábado, dia 20, contra o Paissandu, se vencer pode ultrapassar o Coritiba, passando para 48 pontos. É provável que o Goiás consiga mais 3 pontos contra o Paissandu, que é um dos últimos colocados na Série B.
3º Criciúma – 43 pontos
4º Chapecoense – 41 pontos, perdeu em casa na 3ª.-feira, 16, para o Athletico Paranaense, por 3 a 2.
5º lugar Novo Horizontino – 40 pontos
6º Athletico Paranaense – 39 pontos.
A vitória do Athletico Paranaense em Chapecó é histórica por quebrar um tabu. O Athletico venceu pela primeira vez como visitante. Até então, eram nove confrontos, com seis empates e três derrotas rubro-negras. E o triunfo se deve à contratação mais cara da história do Athletico (e também dessa edição da Série B).
Kevin Viveros justificou o investimento de R$ 27 milhões. O colombiano mostrou muito vigor físico e velocidade para ganhar a bola no lance em que sofreu pênalti ao ser atingido pelo goleiro Léo Vieira. Já quando o jogo estava empatado por 2 a 2, fez o mesmo ao ganhar, na imposição física, sobre o zagueiro Bressan. Cara a cara, colocou a bola entre as pernas do goleiro.
O rubro-negro ainda não está no G-4, mas vem investindo em contratações que estão dando os resultados esperados. Se Coritiba e Athletico subirem para a Série A 2026, será um feito com méritos, porque a luta de ambos é grande para deixar a Série B. Os dois times têm tradição, enormes e exigentes torcidas. Nas próximas partidas de ambos, já se poderá tirar conclusões das grandes aspirações dos dois, os maiores do Paraná.
COMO ESTÃO GRÊMIO E INTERNACIONAL PARA O GRE-NAL DE DOMINGO
Gre-Nal deste domingo, 21 de setembro, chega com um peso diferente para Grêmio e Internacional.
Ambos os times vêm de resultados ruins na última rodada e estão longe de viver um bom momento no Campeonato Brasileiro.
Cenário para o Grêmio
O Grêmio, sob o comando de Mano Menezes, enfrenta uma crise de desempenho. A derrota em casa para o Mirassol, um adversário que disputa pela 1ª. vez a Série A do Brasileiro, expôs as suas qualidades medianas, e venceu o jogo. Mano Menezes está em uma situação delicada e a pressão por um bom resultado é enorme, com a possibilidade real de demissão em caso de derrota. A equipe tem mostrado falta de criatividade e combatividade, o que tem gerado a frustração da torcida.
Cenário para o Internacional
O Internacional, por sua vez, também vive um momento de instabilidade. A goleada sofrida para o Palmeiras, mesmo fora de casa, ligou o alerta e evidenciou os problemas defensivos do time de Roger Machado. Embora Roger tenha tido momentos de alívio com algumas vitórias, o desempenho irregular e as derrotas para times da parte de baixo da tabela têm colocado em xeque seu trabalho. O clássico é visto como uma oportunidade de respirar e acalmar os ânimos, mas uma derrota pode ter consequências drásticas.
O que esperar do Gre-Nal?
Este Gre-Nal não se trata de ambições maiores na tabela, mas sim de uma busca desesperada por alívio e “direito a se gabar”. É um confronto do “fundo do poço” que pode servir para dar um novo gás a um dos lados, ou mergulhar o perdedor em uma crise ainda maior. A pressão é imensa sobre os dois treinadores, e o resultado do clássico será decisivo para o futuro de ambos.
Em um jogo onde a moral e a confiança estão em baixa para as duas equipes, a rivalidade e o peso do clássico são os elementos que devem ditar o ritmo da partida. A vitória neste jogo vale muito mais do que os três pontos na tabela.
COMO ESTÃO GRÊMIO E INTERNACIONAL PARA O GRE-NAL DE DOMINGO, DIA 21
A imprensa gaúcha não perdoa, Grêmio e Internacional pelas más campanhas que fazem no Brasileiro Série A deste ano. Os comentaristas das rádios e Tvs falam que é o Gre-Nal do fundo do poço.
A rodada passada foi um símbolo da fraqueza das duas equipes. O Grêmio, em casa, foi dominado pelo Mirassol na derrota de 1 a 0; o Inter, fora, levou 4 a 1 do Palmeiras e só não sofreu uma goleada ainda mais vexatória porque o adversário baixou o ritmo depois de fazer quatro gols no primeiro tempo. E nenhum dos resultados surpreendeu: eles são a cara do desempenho dos times em 2025.
O jogo do próximo domingo não vale pela perspectiva que pode oferecer, e sim pelo desespero que pode amainar. É muito possível que o clássico resulte na queda de um técnico. Roger Machado chega muito ameaçado – não consegue encontrar soluções para uma equipe apática; Mano Menezes, que esteve à beira da demissão depois de perder em casa para o Sport e Mirassol tampouco consegue dar ao Grêmio o mínimo de discernimento.
A rivalidade encarnada pelo Gre-Nal não encontra parâmetro no Brasil. Nenhuma cidade vive o clássico com os níveis de engajamento que Porto Alegre vive. Não importa o que aconteça no país, no mundo, na galáxia, o jogo é o principal assunto da cidade por duas semanas – na anterior e na posterior à partida. Consequentemente, vencer o Gre-Nal significa vencer um campeonato particular – significa garantir direito ao prazer inegociável de ser superior ao adversário por um naco de tempo.
