Médico alerta sobre o uso de Narguilé
Dr. Luis Fernando Melotti, é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, e Residência em Otorrinolaringologia, pelo Hospital São Vicente de Paula, Passo Fundo, RS. Residindo em Francisco Beltrão, com consultório na Rua Romeu Lauro Werlang, 1350, concedeu entrevista à Folha do Sudoeste. Ele fala de diversos assuntos de sua área de atuação.
Folha: Por que optou por Francisco Beltrão?
-Por ser um município de referência regional com alto grau de desenvolvimento na área médica.
Folha: Atende em Beltrão e quais outros municípios?
– Atendo também em Santo Antônio do Sudoeste mensalmente.
Folha: Em Beltrão, qual o procedimento para agendar o atendimento?
-Para agendar a consulta basta ligar para o telefone (46) 3035-0214 ou diretamente no consultório, na Rua Romeu Lauro Werlang, 1350, anexo à clínica TCK.
Folha: Que poderia destacar sobre a evolução em sua área?
– A otorrinolaringologia é a especialidade médica que se dedica ao manejo clínico e cirúrgico dos distúrbios que afetam a orelha, o nariz e a garganta. Respiração, deglutição, olfato, paladar, audição, equilíbrio e sono são algumas das áreas de atuação do otorrino.
Nos últimos anos, novas tecnologias diagnósticas e terapêuticas tem sido desenvolvidas para o benefício dos pacientes. Como exemplo, podemos citar as cirurgias nasais por vídeo, menos invasivas, com recuperação mais rápida, sem mais a necessidade dos desconfortáveis tampões nasais no pós-operatório e também os tratamentos imunológicos contra as alergias, com a possibilidade de resposta a longo prazo, evitando assim uso de medicação contínua.
Na área da Audiologia, podemos citar os novos tipos de aparelhos auditivos, como os aparelhos intracanais, que não ficam mais visíveis na parte externa da orelha e os implantáveis, que vem trazendo nova esperança para alguns casos de perda auditiva que antes não tinham opção terapêutica, entre tantos outros avanços.
Folha: Em nossa região, a que atribui a incidência de câncer?
-Dentre as principais causas de câncer que atingem as regiões de cabeça e pescoço, está o tabagismo. Vale ressaltar que, independentemente de sua forma, o tabaco causa danos significativos à saúde, e estes não se limitam aos casos de câncer de cabeça e pescoço (como boca, laringe, faringe e cavidades nasais), mas também câncer pulmonar, bexiga e diversas outras patologias, como infarto cardíaco e acidente vascular encefálico.
– Quais as consequências do uso de Narguilê?
O narguilé tem atraído muitos jovens, pois possui características peculiares: além da socialização que proporciona durante o consumo em grupos, ele também gera a falsa sensação de segurança, visto ser consumido com água. Outro aspecto são os aromatizantes e flavorizantes, que o tornam mais palatável.
Porém não podemos nos enganar:
O narguilé está comprovadamente associado ao desenvolvimento das mesmas doenças relacionadas a outras formas de tabagismo. O tabaco consumido através do narguilé contém nicotina, que causa dependência, e a intoxicação do usuário com monóxido de carbono é maior quando comparada com a de fumantes de cigarros.
Temos mais informações no site, para quem quiser acessar, o endereço é www.drluismelotti.com.
Vale ressaltar também nossa parceria com a Dra. Vanessa Lunelli, cirurgiã crânio-maxilo-facial de Passo Fundo, RS, com a qual realizamos todos os procedimentos cirúrgicos funcionais e estéticos da face, e vem operar mensalmente em nosso município.