“Meetup: Inovação que Transforma” conecta Beltrão à inovação
Por Darce Almeida/Acefb
O evento “Meetup: Inovação que Transforma” alcançou seus objetivos ao reunir empresários, lideranças e entusiastas em um ambiente descontraído para discutir cultura inovadora em Francisco Beltrão. O encontro aconteceu na Odger Cervejaria na quinta-feira (3), com clima leve, promoção de chopp, caipirinha em dobro e muito networking.

Organizado pelo Núcleo Sudovalley da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), o Meetup contou com um bate-papo mediado por Joares Ribeiro, diretor Superintendente da Acefb. Ele conduziu reflexões sobre o papel da inovação em ambientes públicos, privados e acadêmicos.
Entre os convidados estavam:
- Cledson Lodi, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).
- Arion Cavalheiro Júnior, empresário e 1º vice-presidente da Acefb.
- Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR.
- Paulo Jr. Varela, diretor da UTFPR Francisco Beltrão.
- Mariane Zilli Molin, CEO da Conlli Condomínios e vice-presidente da Acefb para Assuntos de Núcleos.
Durante o Meetup foi lançado o 1º lote de ingressos do 3º Startup Weekend Francisco Beltrão, programado para os dias 22, 23 e 24 de agosto, na Acefb.
“Iniciativas como essa mostram que inovação também é sobre conectar pessoas, compartilhar aprendizados e preparar o caminho para novos desafios”, destacou Stéphanie Karin, coordenadora do Ciklo hub de inovação.
Avaliações dos participantes
Cledson Lodi ressaltou que o evento ajuda a disseminar a cultura da inovação. “Com esse tipo de evento conseguimos incentivar os jovens a entrarem para o mundo da inovação e empreendedorismo. A participação de diferentes entidades nessa roda de conversa faz com que suas vivências sejam compartilhadas na rotina das empresas”, analisou.
Paulo Varela, diretor da UTFPR, reforçou a importância de manter a motivação e os ambientes propícios para o desenvolvimento da inovação. “Se não tiver pessoas que gostem de inovar e não tiver ambientes propícios, de nada adianta. É gratificante ver nossos egressos atuando como líderes na comunidade. Se Beltrão quer ser uma cidade inovadora, parte de nós estimularmos que ela siga inovando.”
Para Jocelei Fiorentin, o clima descontraído foi essencial para o sucesso. “Foi um momento positivo de troca de experiências e de conhecer ações do ecossistema de inovação regional que muitas pessoas desconhecem. Acredito que eventos assim precisam ser mais recorrentes para propagar a cultura de inovação.”
Arion Cavalheiro Júnior destacou a diversidade de temas abordados. “Foi um bate-papo onde trocamos experiências e mostramos que é possível inovar em qualquer área: serviços, setor público, setor privado, educação. É possível inovar quando a criatividade se une ao desenvolvimento do trabalho. Tenho certeza de que mais eventos como esse serão realizados porque as pessoas saem dali com vontade de empreender.”
