MEIO AMBIENTE AMPLIA PONTOS DE COLETA DE LIXO NO INTERIOR
Da Assessoria – A secretaria municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Beltrão está ampliando o número de comunidades do interior do município beneficiadas com Pontos de Entrega Voluntária de Material Reciclável e Lixo Domiciliar Seco (PEV). O projeto tem parceria com os agricultores que passam a ter um local adequado para colocar os resíduos gerados nas propriedades rurais, para que permaneçam em local seco e protegido da ação de animais até que a coleta seja realizada.
Vilmar Rigo, diretor da secretaria e coordenador da ação, lembra que o projeto começou em 2010, no Rio do Mato e hoje existem 70 PEVs em todas as regiões do município, número que vem sendo ampliado gradativamente. Os materiais para a construção dos PEVs são cedidos pelo município e a construção é feita pelos moradores, que também se responsabilizam por cuidar e manter o funcionamento de forma adequada.
A coleta dos resíduos é realizada pela secretaria, seguindo um roteiro definido anualmente. Nos Distritos e comunidades maiores a coleta tem frequência semanal. Nas demais localidades é realizada, em média, a cada 15 dias. No site da prefeitura, na aba da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, consta o mapa com o roteiro das coletas. Basta acessar www.franciscobeltrao.pr.gov.br para obter a informação.
Os materiais recicláveis são destinados para a Marrecas Cooperativa de Recicláveis (MARCOP) e para a Associação dos Catadores de Papel (ASCAPABEL). Rejeitos como papel higiênico, fraldas descartáveis, entre outros, que não podem ser reciclados, são encaminhados para o Aterro Sanitário Municipal.
Mensalmente a coleta atinge mais de 90 toneladas. O interior gera, em média, 82 toneladas/mês de materiais considerados rejeitos que são destinados ao aterro sanitário e 12 toneladas/mês de materiais recicláveis. Quase que a totalidade é armazenada para a coleta nos PEVs.