Melhor qualidade de vida? Equilibre sua alimentação!
A preocupação com dietas que resultem no emagrecimento tem sido alvo de nossa sociedade. Que o excesso de peso tem se demonstrado na maioria da população, é verdade, mas não podemos nos deter apenas ao peso, e sim a nossa saúde. Sabe-se que juntamente com a obesidade podem aparecer diversas doenças, as quais são conhecidas por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Nossa alimentação passou por grandes modificações ao longo do tempo, hoje temos acesso muito facilmente aos alimentos, estes, produzidos de forma mais prática para sua preparação. Com isso o excesso de sal (sódio), açúcares e gorduras se faz presente.
Pensemos da seguinte forma: para que determinado produto se mantenha estável, não estrague desde a sua preparação até o dia em que vamos ao supermercado compra-los, é preciso que suas características, de sabor, odor e textura, se mantenham fiéis. Com isso são adicionadas diversas substancias (aditivos, corantes, conservantes, etc) para que ajudem a conserva-los.
Dessa forma adquirimos um produto com essas qualidades intactas, de contra partida, por serem substancias industrializadas, apresentam efeito negativo a nossa saúde.
Sabe-se que o excesso de sódio (presente no sal) pode, por exemplo, levar ao aparecimento da hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta. Já o excesso de açúcar ingerido poderá causar o aumento do açúcar no sangue (Diabetes), e assim por diante. Podemos ainda citar o aparecimento de casos de alergias, intolerâncias, intoxicações, doenças no fígado, rins, coração, e câncer, doenças que antigamente não eram tão comuns de ocorrer.
Com isso, se faz necessário investir em uma alimentação saudável, composta pelos grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e compostos bioativos), dando preferência aos cereais integrais, frutas e verduras orgânicas. Para isso, o profissional habilitado em equilibrar a alimentação de acordo com cada individuo, é o nutricionista. Cuide de sua saúde. Invista em você. Pense nisso!