Paraná

Meteoro cruza o céu do Paraná, ‘explode’ e causa clarão

Conforme o astrônomo Marcelo de Cicco o risco iluminado foi visto em várias regiões do estado. Nenhum fragmento foi encontrado. Saiba mais sobre o fenômeno nesta reportagem.

G1 PR e RPC

Câmeras de monitoramento registraram a passagem de um meteoro no céu em várias cidades da região norte e noroeste do Paraná na noite de terça-feira (6). 

Os vídeos foram gravados em Cianorte e Doutor CamargoNas imagens, é possível ver o meteoro cruzando o céu, “explodindo” e, instantes depois, ele desaparece.

Houve registos também nas cidades de Terra Boa, Indianópolis, Araruna, Umuarama, Maria Helena e em Douradina.

De acordo com o astrônomo do Observatório Nacional Marcelo de Cicco, o meteoro, que é conhecido como bólido, foi o registrado no Paraná.”Foi a passagem de um bólido, nada mais é do que um meteoro muito brilhante originado de pequenos detritos que circundam a órbita da Terra e acaba penetrando em nossa atmosfera em alta velocidade”, explicou.

Uma das câmeras que registrou o fenômeno foi a instalada na casa da moradora de Cianorte, Rozana Faleiro. Ao g1, ela contou que a passagem foi rápida e assustadora.

“O brilho foi intenso e rápido. Minha câmera dos fundos capturou o momento quando o meteoro entrou na atmosfera deixando rastros brilhantes de luz no céu noturno. Foi assustador”, disse. Outros moradores relataram ter escutado um forte barulho durante a passagem do meteoro.

“Em geral, esse estrondo é devido ao que a gente chama de estampido supersônico, ou seja, esse objeto foi tão veloz que acaba quebrando a barreira do som a milhares de quilômetros por hora”, disse o astrônomo.

O que é um bólido?

O astrônomo Marcelo de Cicco, afirmou que um meteoro surge a partir de pedaços de rochas que, do espaço, são atraídos pelo campo gravitacional da Terra e acabam caindo por aqui. O que faz com que o bólido brilhe mais é o tamanho incomum do objeto espacial. No pico da ‘queima’ do bólido é quando se vê o clarão, que pode iluminar cidades à noite e superar o brilho da Lua cheia.