Beltrão

Missão Paraná: metade dos municípios do Sudoeste não registrou homicídios em 2025

Outro destaque foi o combate ao tráfico de drogas, com a apreensão de mais de 4 toneladas de maconha no primeiro semestre de 2025. O número reflete o resultado direto das operações coordenadas entre as polícias Militar, Civil e Científica, além da articulação com órgãos federais e municipais.

“O Sudoeste, assim como todo o Paraná, coloca o Estado em uma posição de destaque nos rankings de segurança pública. Temos várias obras e entregas previstas e estamos aqui para verificar de perto as necessidades de cada município. O Sudoeste é visto com muito respeito e trazer o alto comando da polícia para mais perto da região reforça esse compromisso”, ressalta Hudson.

A Missão Paraná tem percorrido diferentes regiões do Estado para aproximar a gestão da Secretaria das demandas locais, promovendo o diálogo com gestores municipais, representantes das forças de segurança e a população. A iniciativa também fortalece a integração das forças de segurança, essencial para manter os resultados positivos no enfrentamento à criminalidade.

O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, destacou a importância da presença da Secretaria da Segurança Pública no município. “É uma honra receber tantas autoridades da segurança pública aqui em Francisco Beltrão. Esse encontro reforça a importância da integração entre as forças de segurança e o debate direto com prefeitos e vereadores, mostrando que o sudoeste do Paraná é uma região estratégica também na área da segurança pública”, afirma.

OPERAÇÃO SINERGIA II – A Operação Sinergia II já apresenta resultados expressivos nas regiões em que foi deflagrada. Até o momento, foram efetuadas 165 prisões, 145 mandados de prisão cumpridos, além da apreensão de mais de 1,8 tonelada de maconha, 74,78. kg de cocaína e 71 armas de fogo.

A operação é um dos principais braços operacionais da Missão e reforça a integração entre as forças de segurança do Estado. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), a ação reúne efetivos da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Penal do Paraná (PPPR) e com apoio de unidades especializadas, a operação tem como objetivo ampliar a presença do Estado nas ruas, especialmente em áreas estratégicas.