Natal é tempo de pensar na Água como um Bem Comum!
Por Ivonete T. T. Plein
A cidade está em festa! Todas as noites na praça há famílias, dança, música e decoração. É o clima natalino enchendo os corações de cada um!
As casas são preparadas para decoração do natal, recepção das visitas. Tudo é limpo com cuidado e organizado com carinho. Esses são costumes que passam por gerações. Nas rodas de conversa, no contar as tradições desta época do ano, facilmente se escuta alguém contando o quanto era divertido (ou não) o dia de lavar as paredes de casa: a família reunida, água, sabão, arredar os móveis, jogar água, esfregar tudo e depois aquele cheirinho de limpeza!
Este costume, ainda mantido por algumas famílias, traz a recordação de que tradições são excelentes, mas devem ser modernizadas, adequadas ao tempo presente. A SANEPAR (www.sanepar.com.br) informa que uma mangueira aberta por uma hora consome em média 720 litros de água. A ONU (https://brasil.un.org/pt-br) preconiza que cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para consumo e higiene. Assim, a cada hora de mangueira aberta estão sendo desperdiçadas águas que poderiam amenizar a falta para seis pessoas. “Em um planeta com 8 bilhões de habitantes, 26% da população global não tem acesso à água potável, ou 2 bilhões de pessoas”.
O tempo atual é de escassez de água potável, é de solidariedade com aqueles que não tem o mínimo para consumo humano digno. É tempo de Natal, momento oportuno para se colocar no lugar do outro ser humano e rever se alguns dos nossos hábitos podem trazer menos sofrimento à outra pessoa. Economizar água potável é uma atitude nobre, poderosa forma de amor ao próximo, ou seja, uma ação totalmente natalina, cheia de boa vontade e geradora de esperança!
A Água é como Natal, pertence à humanidade. “Lembre-se que a água, cujo ciclo é planetário, desafia constantemente as fronteiras humanas. Portanto, ajamos em conformidade e tratemos a água como ela é: um bem vital e comum da humanidade, que deve, portanto, ser considerado à escala de toda a humanidade” (https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000384683_spa).
Que em tempos de pensar a congregação humana, sejamos capazes de tornar nossos costumes uma ferramenta poderosa de transformação, para que as gerações futuras contem sobre os dias atuais, como boas lembranças de um passado cheio de virtuosidade e amor.
Feliz Natal!
Ivonete T. T. Plein
Técnica em Assuntos Educacionais – UTFPR – FB
Doutoranda em Geografia – UNIOESTE – FB
E-mail: ittp20@gmail.com
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5475663157110517