Nova vacina vai reforçar proteção contra meningite
Foto: Arquivo Sesa/PR
ASSESSORIA/PMFB
A partir desta terça-feira (1º), na rede de saúde de Francisco Beltrão vai disponibilizar uma nova vacina para proteger crianças da meningite. A vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada como dose de reforço em bebês de um ano, substituindo a meningocócica C. A mudança segue orientação do Ministério da Saúde.

A nova vacina oferece maior proteção contra meningites, pois atua no combate a infecções generalizadas no sangue causadas pelas bactérias dos sorogrupos (A, C, W e Y). Esta variante será aplicada somente como dose de reforço, aos 12 meses de idade – outras aplicações, aos três e cinco meses, continuam sendo com a vacina do tipo C. Além disso, crianças que já completaram o esquema com três doses da vacina meningocócica C não precisam se revacinar com a ACWY.
O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece a vacina ACWY nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos de idade. A aplicação pode ser feita nos postos de saúde da cidade e interior. Francisco Beltrão nunca registrou óbitos pela doença meningocócica e mantém o percentual de vacinação dentro das metas estipuladas pelo governo federal.
Novo esquema vacinal:
3 meses: 1ª dose da meningocócica C (conjugada)
5 meses: 2ª dose da meningocócica C (conjugada)
12 meses: reforço com a vacina meningocócica ACWY (conjugada)
