O MARRECO PRECISA VENCER O PATO NO ARRUDÃO
O Marreco recebe o Pato Futsal no sábado (23), no Arrudão, precisando vencer para garantir uma vaga nas oitavas de final.
Na última rodada da Liga Nacional da 1ª. fase, o Marreco recebe o Pato Futsal no sábado (23), no Arrudão, precisando vencer para garantir uma vaga nas oitavas de final. Independente de outros resultados, se a equipe beltronense somar mais três pontos, garante uma vaga entre os 16 classficados. O time do técnico Banana ocupa a 16ª. posição com 23 pontos; vencendo vai para 26. O Pato Futsal já está classificado, em 13º lugar, com 29 pontos.
Por se tratar de mais um clássico das penas, a disputa promete ser muito acirrada. O torcedor beltronense que tem comparecido em pequeno número aos jogos no Ginásio
Arrudão, poderá empurrar o Marreco para uma vitória e, com isso, garantir mais jogos da Liga Nacional, em casa,
HÉLIO ALVES, RÁDIO AMPÉRE,
VISITA E ENTREVISTA
FOTO: JUDITE NIEHUES RISSO,HÉLIO ALVES E LAURENTINO RISSO
Recebi a visita de Hélio Alves, repórter e diretor da Rádio Ampére, apresentador do Programa Papo na Varanda. Os assuntos abordados foram os mais diversos: pioneirismo, vida de estudante, família, pais e irmãos e a minha profissão de radialista desde o ano de 1958, na Rádio Colméia/Princesa e Rádio Educadora como comentarista esportivo e, na sequência, como apresentador de festivais, bailes de debutantes e concursos de Miss Beltrão. Além disso, as minhas atuações como narrador de partidas de futebol das equipes de Francisco Beltrão e da região, inclusive de Ampére.
Na Rádio de Hélio Alves, antes dele assumir como diretor/proprietário, fui convidado pelos primeiros diretores da emissora para narrar partidas de futebol entre equipes de Francisco Beltrão e região contra o time de Ampére.
No início dos anos 70, tive uma outra participação em Ampére como apresentador de festival de músicas de vários gêneros, interpretadas por cantores amadores da região. Entre os jurados do festival estavam Caíto Quintana, antes de se tornar deputado estadual, e outra personalidade, Modesto Golin, que em anos posteriores tornou-se prefeito de Realeza.
Falei da minha participação como locutor na Rádio Clube de Realeza. A convite do diretor da emissora Aldo Fachinelo narrei um jogo de futebol no interior do município, sem conhecer os dois times que estavam em disputa, sem conhecer o comentarista que estava ao meu lado; busquei muito improviso para substituir o narrador da emissora que estava impossibilitado de cumprir aquela função. Em Realeza, eu e minha esposa Judite fomos também apresentadores de um Baile de Debutantes e, mais, também apresentei um festival de música, tendo como um dos jurados o estudioso e escritor do livro OS DEZ BRASIS, Jorge Baleeiro de Lacerda.
Enfim, contei muitas históricas sobre eventos dos quais participei em Francisco Beltrão e região, com destaque para uma narração de jogo de futebol que fiz no Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, ao lado das rádios Guaíba e Gaúcha, em partida válida pela Taça Osvaldo Cruz, quando jogaram as seleções do Brasil e Paraguai. Estive nessa excursão ao Paraguai na companhia de Domingos Bertaioli (em memória), diretor da Rádio Colmeia/Princesa onde trabalhei por 16 anos.
Na volta do escrete canarinho, o avião da Vasp fez uma escala em Foz do Iguaçu. Alguns jogadores saíram da aeronave para fazer um lanche, enquanto outros ficaram no interior do avião. Tive acesso até os jogadores e, com grande prazer entrevistei Pelé; ele saudou os ouvintes da Rádio Colmeia e falou sobre o jogo no Paraguai, no qual atuou no 1º tempo, sendo substituído na 2ª. etapa por Flávio Minuano, jogador do Internacional de Porto Alegre e da seleção brasileira. Entrevistei também o goleiro Gilmar dos Santos Neves, Carlos Alberto Torres e outros jogadores da Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Aimoré Moreira, assim como conversei com o chefe da delegação brasileira Paulo Machado de Carvalho.
A Taça Osvaldo Cruz era disputada de dois em dois anos, em dois jogos, um no Brasil e outro no Paraguai. Como o Brasil vinha de conquistas em todas as disputas, hoje o referido evento esportivo não mais existe. Paulo Machado de Carvalho falou: “perdemos o jogo no Paraguai por 1 a 0, mas como tínhamos vencido no Maracanã a primeira partida por 4 x 1, então o Brasil sagrou-se campeão mais uma vez”.
Hélio Alves, o meu entrevistador, comentou também sobre sua carreira de radialista e hoje diretor das duas emissoras de Rádio de Ampére. Falou do seu despertar para o rádio, quando ele acompanhava o acordeonista professor Inácio, cego, que aos domingos de manhã apresentava suas músicas num programa da Rádio Colmeia, naquela época, instalada defronte à Casa Canônica de Francisco Beltrão. Foi ali, que o ex-mecânico da Cattani – Hélio Alves, despertou o seu amor pela música e pelo rádio, profissão que exerce com muita competência. As suas emissoras de rádio têm audiência ímpar em toda a região de Ampére, Realeza, Salgado Filho, Santa Isabel D’Oeste, Nova Esperança, Enéas Marques e outras comunidades da região sudoeste.
Além de apresentar a entrevista pela Rádio Ampére, Hélio Alves também produziu um “podcast” (termo que está na moda), que é um áudio que ficará disponível na internet para quem quiser acessar e saber do que conversamos com Hélio Alves durante 43 minutos em meados do mês de setembro de 2023.
Finalizando, quero deixar agradecimentos ao meu amigo Hélio Alves; ele que já realizou mais 300 programas sob o título Papo na Varanda, pela Rádio Ampére, entrevistando personalidades, famílias pioneiras do Sudoeste do Paraná.
BITELO DEIXA O GRÊMIO.VAI JOGAR NO DÍNAMO DE MOSCOU
Foto: divulgação do Grêmio
O jovem jogador deixa o Grêmio e vai para sua primeira aventura na Europa. Tudo acertado entre Grêmio e Dínamo de Moscou. Bitelo postou nas redes sociais agradecimentos ao Grêmio, em especial ao técnico Renato Portalupi pelos ensinamentos e pelas oportunidades de ser escalado como titular do Tricolor Gaúcho. “Professor Renato, só tenho agradecer por tudo, por todos os treinos, os jogos, os ensinamentos, os conselhos, as resenhas, cada palavra que levarei comigo pra a vida toda”.
Foram 93 jogos defendendo o Grêmio; começou a atuar no time gaúcho com 18 anos. O meia Bitelo anotou 19 gols, um na decisão gaúcha de 2021, e outras nove assistências. Neste ano era parceiro do avante Suárez, que buscava sempre um bom passe para o garoto.
BITELO FOI DO FC CASCAVEL PARA O GRÊMIO
Bitelo teve a formação de jogador nas categorias de base do FC Cascavel. O jogador iniciou a carreira no time paranaense, que manteve 30% dos direitos econômicos. A negociação girou em torno de 10 milhões de euros (53 milhões de reais na cotação atual). O Cascavel vai receber em torno 15,8 milhões.
O meia-atacante foi negociado da serpente para o Grêmio em 2018. Segundo o time do oeste paranaense, o Tricolor Gaúcho adquiriu inicialmente 50% dos direitos econômicos de Bitelo e posteriormente acertou a aquisição de mais 20%.
Um bom negociador do FC Cascavel, com qualidade e espertise não deixou escapar a oportunidade de colocar Bitelo no Grêmio, que tem uma grande visibilidade não só no Brasil mas também no exterior. Com mais de 15 milhões nos seus cofres, o Cascavel seguirá a sua caminhada na 1ª. divisão do futebol paranaense e em outras competições que o clube do oeste já alcançou pelas brilhantes campanhas realizadas nos últimos anos.