O que a Bíblia diz sobre o Aborto?
“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe…” (Salmo 139.16a).
Qual seria sua resposta nas seguintes situações:
1ª – Um pregador e sua esposa são muito pobres. Eles já tem 14 filhos. A mulher acabou de descobrir que está grávida, a espera do décimo quinto filho. Considerando a situação de tremenda pobreza em que eles vivem, você recomendaria o aborto ao casal?
– Nesta situação, você teria encomendado a morte de John Wesley, um dos maiores evangelistas do século XIX.
2ª – O pai tem pneumonia e a mãe tuberculose. Dos quatro filhos que tiveram, o primeiro é cego, o segundo morreu, o terceiro é surdo e o quarto tem tuberculose. Ela descobre que está grávida novamente. Em face dessa situação extrema, você aconselharia a realização do aborto?
– Nesta situação, você teria ajudado a assassinar o grande compositor alemão Beethoven.
3ª – Um homem branco estuprou uma menina negra de 13 anos e ela engravidou. Se você fosse um de seus pais, você insistiria no aborto?
– Neste terceiro caso, você teria sugerido tirar a vida de Eyhel Waters, famoso cantor negro da música Gospel.
4ª – Uma adolescente engravidou. Ela não é casada. O atual noivo da jovem não é o pai do bebê, e ele se sente incomodado com a situação. Nesse caso você recomendaria o aborto?
– Se tivesse respondido sim, neste caso, você teria sentenciado a morte do Senhor Jesus.
Deus fala de forma bastante clara na Bíblia a respeito do valor das crianças que ainda não nasceram. A Palavra de Deus nos diz que Ele criou pessoalmente cada um de nós e tem um plano para a vida de cada um. “Antes de formá-lo no ventre Eu o escolhi; antes de você nascer Eu o separei” – (Jeremias 1.5).
“Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por Sua graça” (Gálatas 1.15).
“Tu criaste o íntimo de meu ser e me teceste no ventre de minha mãe …Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no Teu Livro antes de qualquer um deles existir” (Salmo 139:13,16).
“Visto que o homem é formado a imagem do próprio Deus” – (Gênesis 1.27).
Cada vida é muito valiosa para Deus pois a Bíblia Sagrada diz: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá” – (Salmo 127:3).
Deus chega a chamar os filhos dos homens de seus próprios filhos, como no texto a seguir, em que repreende os israelitas: “E você ainda pegou seus filhos e filhas, que havia gerado para Mim, e os sacrificou… Você abateu os meus filhos e os sacrificou aos ídolos” – (Ezequiel 16:20,21).
A Bíblia fala do nosso Criador: “Em Sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a carne humana” – (Jô 12:10).
O Deus que nos concede a vida nos ordena que não tiremos a vida de uma pessoa inocente: “Mas se vocês não derramarem sangue inocente…então Eu os farei habitar neste lugar”- (Jeremias 7:5-7).
Em outra passagem a Bíblia Sagrada nos diz: “Maldito quem aceitar pagamento para matar um inocente” (Deuteronômio 27:25).
“Não matarás”- (Êxodo 20:13).
Tirar a vida de uma pessoa que ainda não nasceu é um assassinato. A vida é um dom concedido por Deus e não deve ser tirada por meio de aborto ou quaisquer outras práticas.
Deus é o Autor da vida e concede a cada indivíduo um valor supremo. Portanto, cada vida – dentro ou fora do ventre materno – deve ser assim considerada por nós. Deus sabe os planos que tem para cada pessoa; Ele escreveu em Seu livro todos os dias que foram ordenados para nossa vida antes que cada um de nós existisse. Quando presumimos saber mais que Deus, determinando a quem a vida deve e a quem a vida não deve ser concedida, estamos ousando ocupar o lugar de Deus e nos tornamos culpados.
Shirlei T. Ribeiro de Oliveira
1ª Igreja do Evangelho Quadrangular