Religiões

O que é viver da fé?

 “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10.38).

Por Eloir Vieira

Fé significa acreditar sem ver: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1). Há muitas coisas que acreditamos sem ver- por exemplo, o ar. Não o vemos, mas sabemos que está lá.  Outro exemplo: Apesar de não vermos a aparência física de Deus, e de Jesus Cristo, e do Espírito Santo; e não podermos tocá-Los, temos a certeza de que Eles existem. Quem tem fé, crê no Deus Invisível! Acredita na sua existência, nas suas promessas e no seu poder! Não tem dúvidas de que foi Deus quem criou todas as coisas, e tudo se fez por sua vontade e determinação. E dentro deste contexto, pela fé, cremos que somos salvos, graças ao Senhor Jesus Cristo; tudo pela fé! Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” Efésios 2.8.

Antes de Cristo, o justo era justificado por cumprir a lei de Moisés. A partir de Cristo, ninguém mais é justificado por cumprir a lei, mas, pela fé em Cristo: “E é evidente que pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé” (Gálatas 3.11). Justo é uma pessoa de fé! Exatamente o que aconteceu com Abraão, o pai na fé de todo cristão: “E creu ele no Senhor, e foi lhe imputado isto por justiça” (Gênesis 15.6).

Esta é a promessa de Deus, feita a todas as famílias dos gentios – “De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão” (Gálatas 3.9).

 Mas, o que significa viver da fé? O versículo chave, diz que, “O justo viverá da fé; e se ele recuar, Deus não tem prazer nele” (Hebreus 10.38). Se o cristão se desviar dos caminhos do Senhor, Deus não terá prazer nele como seu filho. Falar o nome de Deus a todo momento até os incrédulos e criminosos, corruptos falam. Não é pronunciando em vão o nome do Senhor, que justifica a fé; mas é fazendo a vontade de Deus! E só assim, entrará no Reino de Deus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7.21). 

Conclusão: Viver da fé é confiar totalmente em Deus, não importando as situações, as aflições e tribulações. Não querendo resolver tudo a seu modo, no seu tempo, do seu jeito ou fazendo justiça com as próprias mãos, mesmo na sua razão. “A quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora O verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas” I Pedro 1.8,9.