BeltrãoEducaçãoGeral

Oito turmas de formandos colaram grau no Anfiteatro da Unisep

Assessoria

Os dias 23 e 24 de fevereiro foram momentos ímpares para o Centro Universitário Unisep, campus de Dois Vizinhos. Nestas duas datas, o anfiteatro da Instituição de ensino foi palco das cerimônias de colação de grau de oito cursos superiores.
“As formaturas são o momento máximo da vida acadêmica. Para o acadêmico é uma coroação, para o corpo docente e pró-reitoria é a satisfação não apenas pelo dever cumprido, mas pela certeza de encaminhar ao mercado profissionais capacitados para mudar a realidade a sua volta”, resume o pró-reitor acadêmico do campus, Jaime Stockmann.

Para a pró-reitoria e professores foram duas noites que provocaram fortes emoções. Quarta-feira, 23, colaram grau turmas de Agronomia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Sistemas de Informação. Quinta-feira, 24, foi a vez dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Farmácia. “O formando vive o seu momento particular de emoção, mas nós professores vivemos as emoções de todas as turmas, porque acompanhamos a trajetória de cada um, seu esforço, suas lutas. Por mais que estejamos habituados, colação é sempre um momento muito especial”, enfatiza o pró-reitor de Planejamento e coordenador de Fisioterapia, professor Sílvio Sari.

Professor Sílvio lembra ainda que as formaturas deste início de ano, acontecem após o longo período de restrições e aulas remotas. “Essas formaturas simbolizam também o reencontro da comunidade acadêmica, e isso traz uma carga maior de significado e emoção para todos os envolvidos.” Ele acrescenta que a presença de familiares e amigos dos formandos, além de representantes da comunidade, no Anfiteatro Unisep é motivo de alegria para a instituição. “Esse espaço magnífico foi feito para acolher a comunidade regional. Estamos felizes por, novamente, ver o Anfiteatro repleto, cumprindo a sua função.”

O pró-reitor Jaime Stockmann lembra que o compromisso da Unisep em oferecer educação superior de excelência é reconhecido pela sociedade sudoestina. “Quem conclui uma graduação na Unisep passou por um processo de ensino que cobra compromisso, esforço e aprendizado acima da média. O mercado busca e valoriza justamente profissionais dispostos a fazer mais, comprometidos com seus objetivos e em buscar qualificação constante. A comunidade conhece e valoriza o nosso padrão de qualidade.”

Comunicado ao mercado de trabalho
Marcelo Dotto, coordenador de Agronomia — curso que teve colação de grau no dia 23 — entende as formaturas como um comunicado oficial à comunidade sobre a chegada de pessoas capacitadas a protagonizar avanços. “Uma parte fundamental é o lançamento de novos profissionais para o campo de trabalho. Do nosso curso, boa parte já está atuando e cuidando de propriedades. Isso vai, certamente, resultar em melhorias. Buscamos formar profissionais que irão melhorar a agricultura.”