Religiões

Os Dez mandamentos da Lei de Deus (Final)

7º – “Não adulterarás”. Esta Lei proíbe não apenas o adultério, mas também a fornicação, o homossexualismo, a pedofilia, ou qualquer outra prática que induza a pessoa a desejar o sexo ilícito. Jesus ampliou o conceito deste mandamento ao dizer que o olhar cobiçoso já é a transgressão da Lei: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”(Mateus 5.27 e 28).  Ser infiel no matrimônio, ou induzir outro a fazer o mesmo, é desprezar a Lei de Deus e cometer crime aos seus olhos. Até mesmo portar-se ou vestir-se de maneira insinuante é pecado, porque se um homem cobiça uma mulher que, pela maneira de vestir-se, provoca seus desejos, não só ele que peca, mas quem o induziu ao pecado também.

8º – “Não furtarás”.  Este mandamento proíbe qualquer ato por meio do qual, de maneira direta ou indireta, se obtenha qualquer bem alheio, de forma desonesta. O empregador rouba quando detém qualquer benefício legal de seu empregado, ou quando o priva de qualquer direito.

O empregado rouba o patrão não somente quando se apropria de um bem que não lhe foi oferecido pelo mesmo,mas também quando é relapso no cumprimento de suas tarefas, quando deixa de produzir o que poderia e quando traz prejuízo aos bens do patrão por descuido ou esbanjação. Fraudaro governo (Mateus 22.21), deixando de pagar os impostos devidos, também é cair neste pecado. Devemos ser bastante cuidadosos,pedindo ao Divino Espírito Santo que nos ilumine, para que nunca sejamos tentados a defraudar alguém, seja na honra ou nos bens.

9º- “Não dirás falso testemunho”. O falso testemunho refere-se ao perjúrio cometido contra alguém ,,,,num tribunal, no entanto, este mandamento pode ser quebrado muito mais facilmentedo que se imagina.Quando falamos alguma coisa contra alguém que não é verdade, estamosmanchando a sua honra e denegrindo a sua imagem. Este mandamento pode ser quebrado até de boca fechada, por aqueles que ficam calados diante de uma calunia ou difamação. Se sabemos ser falsa a acusação e não tomamos  defesa do acusado, somos coniventes com a mentira. Lembrem-se que o nosso Deus é um Deus da verdade. Se somos seguidores d’Ele, devemos “falar a verdade e nada mais que a verdade”.

10º “Não cobiçarás”. O décimo mandamento é um complemento de todos os demais e refere-se ao nosso próximo. Ele se propõe a tratar das motivações que estão por detrás dos nossos atos. Ele nos lembra que Deus conhece os nossos pensamentos e vê o coração- “E não há criatura alguma encoberta diante dEle; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele com quem temos de tratar” (Hebreus 4.13). Este mandamento revela um Deus que se importa com o pensamento que motiva o ato. O pensamento mau, quando acariciado, provoca um desejo mau e, havendo oportunidade, provoca uma má ação. Não podemos ser escravos de nossos desejos e paixões. A vontade é uma força que está sob nosso domínio e devemos submetê-la a Cristo, para que ela seja santificada e conduzida de acordo com os Seus princípios. Este mandamento resume todos os outrosao mostrar que o ser humano é basicamente um agente moral livre. Para ser um fiel observador destes mandamentos, precisamos ter nossa vontade entregue à direção de Deus. Somente uma profunda ligação com Deus, pode nos ajudar a ter estes preceitos como princípios do nosso caráter. (Fonte: Bíblia de Estudos editada pela Casa Publicadora Paulista)

Leia a Bíblia, enriqueça sua alma!

 

Arlindo Debacker – presbítero

Igreja Evangélica Assembleia de Deus