Os melhores festivais gastronômicos da França: onde e quando ir
Mercados repletos de produtos locais, terraços de cafés movimentados, olivais queimados pelo sol, cultivados por agricultores de terceira geração; antigas fazendas de trufas, vinhedos e fazendas de ostras espelham a beleza de cada estação…
A miscelânea de elogios românticos concedidos à belle France é estonteante, e a maioria está relacionada à comida.
Participar de um festival gastronômico é um bilhete de ouro para provar produtos sazonais, conhecer produtores e artesãos locais e realmente apreciar a cultura alimentar de base da França. Quase todas as especialidades francesas têm sua própria fête (festival). Por isso, aqui vai uma lista dos melhores festivais que você pode aproveitar em cada mês do ano.
Janeiro é para trufas: Fête de la Truffe
Delicie-se com as premiadas trufas negras neste festival de trufas de dois dias em Sarlat-la-Canéda, na Dordogne. A colheita de trufas negras da Provence é celebrada com uma feira de trufas em Aups.
Fevereiro é para limões e ouriços-do-mar: Fête du Citron e Les Oursinades
Delicie-se com os limões de Menton e admire esculturas monumentais e carros alegóricos feitos da fruta no Festival do Limão da cidade litorânea. Já os aficionados do “oursin” (ouriço-do-mar) podem apreciar suas vísceras alaranjadas no porto de pesca de Carry-le-Rouet, na Côte Bleue.
Março é para presunto e vieiras
Foire au Jambon
O melhor presunto curado do país é celebrado com entusiasmo na famosa feira de presunto de Bayonne no País Basco desde 1462.
Fête de la Coquille St-Jacques
As luxuosas vieiras pescadas na Baie de St-Brieuc, na Bretanha, são abundantes neste festival de dois dias que encerra a temporada de pesca de vieiras estritamente regulamentada. Os portos de pesca de Paimpol, Saint-Quay-Portrieux e Erquy se revezam para hospedar.
Maio é para cerejas: Fête de la Cerise
A linda comuna de Céret celebra sua colheita de cerejas com dois dias de mercados, degustações e música ao vivo.
Junho é para o alho: Foire à l’Ail
Aromas inebriantes enchem a cidade cor de mel de Uzès em Languedoc durante sua feira de alho.
Julho é para ostras: Fêtes de l’Huître
As cidades marítimas de verão ao redor do Bassin de Thau, na costa atlântica, brindam a icônica ostra Bouzigues com degustações, banquetes estridentes de ostras em mesas comunitárias e visitas a fazendas locais de ostras.
Agosto é para champanhe: Route du Champagne en Fête
Degustações gratuitas nas adegas de mais de 20 casas de champanhe são o destaque deste festival de fim de semana que celebra as bolhas mais famosas do mundo.
Setembro é para mexilhões
Braderie de Lille
O maior mercado de pulgas ao ar livre da Europa em Lille é tanto para ter uma overdose de mexilhões quanto para comprar uma pechincha.
Sabor de Paris
Uma enorme variedade de produtos alimentícios franceses, cozinhas regionais e estilos de culinária são exibidos – com degustações, jantares, culinária ao vivo e aulas de culinária – nesta brilhante feira de alimentos que enche o Grand Palais em Paris.
Outubro é para castanhas, vacas e pimentas
Fête de la Châtaigne
Colha, coma e encha-se de castanhas nativas das florestas ao redor de Collobrières, no Maciço des Maures, na Provença.
Le Retour des Alpages
O retorno do gado das pastagens alpinas de verão é motivo de festa desde a Idade Média. Annecy comemora com música tradicional, vacas enfeitadas com flores e barracas de rua servindo queijo local da Saboia.
Fête du Piment
Uma bênção formal das pimentas da cidade e o enobrecimento de um chevalier du piment (um cavaleiro do pimentão) são destaques desta feira de pimenta em Espelette, País Basco.
Dezembro é para os mercados de Natal
Marché de Noël
Com uma caneca de vin chaud (quentão) na mão, passeie pelas barracas cobertas de luz de fadas que vendem artesanato e bredele (biscoitos) no Mercado de Natal de Estrasburgo, que dura um mês.