BeltrãoGeralTurismo

Os melhores jardins botânicos do mundo para visitar em 2022

Você ama plantas? Se não ama, pode ser uma surpresa que o poder das flores atraia viajantes aos jardins botânicos todos os anos, com os mais famosos deles atraindo mais de um milhão de visitantes cada.

O que faz um jardim ser ótimo? Segundo o arquiteto Luis Barragán, deve “combinar o poético e o misterioso com um sentimento de serenidade e alegria”. Botânicos e jardineiros acrescentariam rótulos precisos e raridades espetaculares à lista de requisitos; para os viajantes, um senso de lugar e cultura são fundamentais.

Os jardins botânicos que prosperam hoje encontraram novas maneiras de gerar agitação: passarelas nas copas das árvores, shows ao ar livre, instalações de arte, restaurantes, áreas de lazer e muito mais. Aqui estão alguns dos mais espetaculares, que certamente agradarão aos antófilos confirmados e aos que serão convertidos em breve.

Jardim Botânico Nacional Kirstenbosch, Cidade do Cabo, África do Sul

Situado ao lado do Parque Nacional Table Mountain da África do Sul, o Kirstenbosch National Botanical Garden desfruta de um cenário invejável. Dos mais de 1.300 acres do jardim, menos de 10% são cultivados; o resto é selvagem. Esta área protege a fauna indígena e os fynbos únicos da África do Sul, uma vegetação raquítica tipificada por membros da família da urze, a família protea, bem como arbustos familiares aos bebedores de chá: rooibos e honeybush. As trilhas levam os visitantes do jardim formal para a floresta, incluindo duas rotas até a Table Mountain para os mais aventureiros. O jardim também abriga uma coleção de estátuas, incluindo um busto de Nelson Mandela, uma variedade de esculturas de pedra africanas, bem como dinossauros em tamanho real que se escondem entre as cicadáceas.

Jardins da Baía, Singapura

Como será o futuro da construção verde? Pode ser algo como os Jardins da Baía de Singapura, que certamente são futuristas (e verdes). Custando US$ 1 bilhão, os jardins incluem uma vasta estufa replicando climas mediterrâneos secos, uma Cloud Forest (um conservatório que tem uma montanha de 35 metros, de onde nasce uma cachoeira estrondosa) e uma passarela aérea que se enrola entre os troncos das árvores arquitetônicas. Sem mencionar um parque aquático no jardim infantil e um deslumbrante show de luzes à noite. Se o seu gosto for mais tradicional, a apenas oito quilômetros de distância é outro candidato: o histórico Jardim Botânico de Singapura, lar do Jardim Nacional de Orquídeas.

Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil

Olhe para as encostas do Morro do Corcovado, abaixo da icônica estátua do Cristo Redentor, e você verá o Jardim Botânico de 345 acres do Rio de Janeiro, parte jardim bem cuidado, parte floresta selvagem. Os 134 exemplares imponentes da muito fotografada Avenida das Palmeiras Reais descendem de uma única árvore que remonta perto da fundação do jardim, em 1808. Os apreciadores de orquídeas devem dirigir-se ao orquidário para ver cerca de 600 espécies, enquanto os amantes de plantas aéreas e abacaxis terão muito para cobiçar entre os 15.000 exemplares de bromélias na estufa do bromeliário e espalhados pelo terreno.

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *