Países do Caribe reabrem para turismo
Como as restrições do COVID-19 diminuem no mundo todo, alguns países do Caribe começaram o processo de reabertura para turistas nos meses de verão (hemisfério norte). Cada país instituiu uma série de diretrizes rígidas para proteger não apenas seus cidadãos, mas também os visitantes da respectiva ilha.
No geral, o Caribe respondeu rapidamente à pandemia do COVID-19 e, como resultado, os números permaneceram razoavelmente baixos.
Aruba: O primeiro-ministro Evelyn Weber-Croes anunciou um prazo provisório entre 15 de junho e 1º de julho para reabrir a ilha. “Como um país que depende muito do turismo, estamos nos preparando para receber novamente turistas, mas só o faremos quando os processos adequados estiverem em vigor para garantir a segurança dos visitantes (…)”. O país instituiu protocolos em toda a ilha que “aderem aos mais altos padrões de saúde, saneamento e distanciamento social”, de acordo com o comunicado de imprensa.
Santa Lúcia: O ministro do Turismo, Dominic Fedee, anunciou que a primeira fase da reabertura de Santa Lúcia começará em 4 de junho. “(A estratégia) protege os locais e visitantes da ameaça do COVID-19 através de testes avançados; triagem diária e monitoramento de funcionários e visitantes; higienização em vários pontos ao longo da jornada dos viajantes; e novos protocolos de distanciamento social”, explica um comunicado de imprensa da St. Lucia Tourism. Aproximadamente 1.500 quartos de hotel no país estão se preparando para abrir.
Bahamas: O primeiro-ministro Dr. Hubert Minnis anunciou planos preliminares para o país reabrir suas fronteiras “antes ou depois” de 1º de julho. A abordagem deliberada será baseada inteiramente no número de infecções por COVID-19 no país. “Estamos procurando uma data possível para viagens comerciais antes de 1º de julho deste ano”, explicou o primeiro-ministro, de acordo com o Tribune News – uma organização de notícias das Bahamas. “Essas datas podem mudar dependendo da circunstância. Quero repetir, no entanto, que esta data não é definitiva. Será ajustado se observarmos uma deterioração das tendências de infecção por COVID-19 ou se determinarmos que os protocolos e procedimentos não estão em vigor o suficiente para justificar essa abertura. ”
Outros países que também planejam reabrir para o turismo incluem: Antígua e Barbuda, Porto Rico e Granada. Outros, no entanto, como República Dominicana, Jamaica, Barbados e Ilhas Virgens Americanas, estão planejando estratégias de reabertura, mas ainda não divulgaram datas ou protocolos oficiais.