BeltrãoGeralSaúde

Palestra sobre suicídio: tema de mestrado será apresentado em Beltrão

Assessoria/AMP

De acordo com informações do site camara.leg.br, apuradas pela assessoria de imprensa da Associação Médica do Paraná – regional de Francisco Beltrão, no Brasil acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos. Para cada morte acontecem outras 20 tentativas.

E o tema para uma palestra foi cuidadosamente pensado pela associação beltronense. O “Perfil epidemiológico e de saúde mental das tentativas de suicídio em Francisco Beltrão de 2017 a 2020” será conduzido pela enfermeira Aline Marieli Biezus, ex-secretária municipal de Saúde, num encontro presencial e on-line agendado para quinta-feira, 9 de junho, às 18h30, no auditório da AMP – Rua Romeu Lauro Werlang, 1330, Centro, mesmo prédio do Laboratório Biocenter.

“O tema foi minha dissertação de mestrado, baseada nos casos de tentativas de suicídio em Beltrão. Fizemos uma análise do prontuário de pacientes que tentaram contra a própria vida nesses quatro anos. Verificamos qual é a característica epidemiológica deles, qual o perfil, se eram mais mulheres ou homens, a faixa etária e os métodos utilizados para tais tentativas. Também levantamos dados se esses pacientes tinham algum transtorno mental como depressão e ansiedade. Para nós, enquanto profissionais, foi importante para entendermos as características e o porquê dessas tentativas, para ficarmos atentos aos sinais de alerta emitidos por esses pacientes”, explica Aline Biezus.