Geral

Paraná fica mais restritivo nos horários

AEN

Em razão do aumento do contágio da Covid-19 no Paraná e da maior taxa de transmissão do País, o Governo do Estado publicou um decreto que amplia ainda mais as medidas restritivas. As novas regras começam a vigorar às 5h da próxima sexta-feira, 28, e valem até as 5h do dia 11 de junho, podendo ser prorrogadas. O texto anterior, e ainda em vigor, venceria no dia 31 de maio.

Também haverá reforço operacional das forças de segurança, em apoio às vigilâncias municipais da saúde, para coibir festas clandestinas, aglomerações e eventos. As medidas preveem restrição da circulação de pessoas e de venda e consumo de bebida alcoólica em espaços de uso público ou coletivo depois das 20h.

O toque de recolher e a lei seca atual vigoram das 22h até as 5h do dia seguinte.

Comércio e atividades não essenciais seguem proibidas de funcionar aos domingos. Nos outros dias da semana, o comércio em municípios com mais de 50 mil habitantes poderão abrir ao público das 9h às 18h, com 50% de ocupação (o texto anterior era das 10h às 22h). As academias podem funcionar das 6h às 20h, com até 30% da ocupação.

O horário de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes será das 10h às 20h, com 50% do público. Farmácias e clínicas médicas não terão que atender as regras de toque de recolher e de funcionamento. Continuam proibidas atividades que causem aglomerações. As práticas religiosas, preferencialmente, devem ser no formato virtual. Em casos de atividades presenciais, os locais devem respeitar o limite de 35% da ocupação. As mudanças levam em consideração um cenário cada vez mais delicado da pandemia no Estado. A taxa de transmissão do Paraná é a pior do País, segundo o portal Loft.Science, utilizada por pesquisadores da área. É de 1,14 nesse momento, enquanto a média nacional é de 1,03. O indicador acima de 1 significa transmissão acelerada