Pedron e Reichembach apresentam projeto para revitalizar o restaurante do parque
A proposta visa promover cursos para merendeiras, produtores rurais, clubes de mães e de idosos. (Foto: Assessoria de imprensa)
ASSESSORIA
O anúncio da revitalização do restaurante do Parque de Exposições, ampliação da cozinha e a implantação de uma cozinha-escola no local foi anunciado na última sexta-feira (7), pelo prefeito Antonio Pedron e o deputado estadual Wilmar Reichembach, prevendo o investimento de mais de R$ 1 milhão no espaço.

Na oportunidade estiveram presente o prefeito Antonio Pedron (MDB), da primeira-dama Rose Pedron, da vice-prefeita Lurdinha Bertani (Podemos), do deputado estadual Wilmar Reichembach (PSD), das vereadoras Aline Biezus (Novo), Anelise Marx (MDB) e Maria de Fátima Niclotti (PSDB), e de Claudimar de Carli, chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e Denise Chiapetti Adamchuk, secretária municipal de Agricultura, representantes de clubes de mães e servidores públicos municipais e estaduais e da imprensa local.
Reforma total e nova cozinha
Denise informou que os projetos de reforma e revitalização do restaurante, além da compra dos equipamentos para a cozinha-escola, contam com recursos do Governo do Estado e contrapartida da administração municipal. A secretária detalhou que uma emenda de R$ 900 mil, viabilizada pelo deputado Reichembach junto ao governo estadual, será destinada à realização das obras. O projeto de reforma visa modernizar o restaurante do Parque de Exposições e garantir a acessibilidade também de pessoas portadores de deficiência. A obra contempla a ampliação de banheiros para atender às exigências da vigilância sanitária, a instalação da cozinha-escola, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas.

Denise afirmou que o pregão eletrônico para a compra dos equipamentos da cozinha-escola ocorreu ontem. Ela indicou que, após a realização da Expobel, em março de 2026, a Prefeitura licitará e iniciará as obras.
O prefeito Antônio Pedron destacou a importância do novo espaço para a formação profissional. Ele confirmou que a cozinha-escola é um recurso proporcionado pelo Governo Estado, via deputado Reichembach. O prefeito prevê que as obras serão finalizadas até o final do segundo semestre de 2026 e confirmou que haverá uma contrapartida financeira do município para a execução.
Vaneza Carneiro, nutricionista da Secretaria de Agricultura, explicou a função do novo local. “A cozinha-escola funcionará como um centro de capacitação para produtores rurais, merendeiras, clubes de mães e clubes de idosos. A capacitação abordará a segurança alimentar e o desenvolvimento de novas receitas.” A nutricionista confirmou a licitação de máquinas e equipamentos para a cozinha-escola, atendendo às normas sanitárias vigentes.
Em seu pronunciamento, o deputado Reichembach destacou que há muitos projetos importantes do município protocolados em órgãos do Governo do Estado e que muitos recursos públicos estão garantidos para serem aplicados em Francisco Beltrão, entre eles, o que garantirá novos trechos de pavimentação asfáltica na cidade e nos distritos do interior.
Pelo governo estadual, o chefe do núcleo da Seab, Claudimar de Carli, destacou que a Seab “nunca teve tantos recursos como agora”, e que muitos trechos de estradas rurais serão asfaltados no interior do Paraná.
Assessoria PMFB

.
