Polícia civil deflagra mega operação contra organização criminosa no sudoeste do Paraná
Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 60ª Delegacia Regional de Dois Vizinhos, deflagrou na manhã desta sexta-feira (05) uma megaoperação contra 60 integrantes de uma organização criminosa com atuação nas regiões Sudoeste, Sul e Norte Pioneiro do estado.

A ação conta com o apoio da Polícia Militar (PMPR) e da Polícia Penal (PPPR), mobilizando mais de 200 policiais, diversas viaturas, um helicóptero e equipes de cães de faro.
A operação ocorre simultaneamente em Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Salto do Lontra, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Pato Branco, Coronel Vivida, Mangueirinha, Palmas, Clevelândia, Itapejara D’Oeste, União da Vitória e Siqueira Campos. Ao todo, estão sendo cumpridas 114 ordens judiciais — 60 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca domiciliar — autorizadas pelo juízo das garantias da Comarca de Dois Vizinhos.
Dos 60 investigados, nove já estavam no sistema prisional, onde novos mandados estão sendo cumpridos pelas equipes da Polícia Penal.
Segundo o delegado Rafael Tavares, as investigações começaram em outubro e apontam que o grupo integra uma célula de uma facção criminosa de atuação nacional. No Paraná, os suspeitos utilizavam aplicativos de mensagens para planejar homicídios, tráfico de drogas, venda de armas e para repassar alertas sobre operações policiais. Muitos ainda atuavam como “disciplina”, responsáveis por manter a ideologia da facção e punir integrantes.
A delegada Natália Morari destaca que a maioria dos alvos possui extensa ficha criminal e alguns estavam sob monitoramento eletrônico, sem interromper as atividades ilícitas. As investigações também revelaram reuniões virtuais para planejamento de crimes e uma lista interna com nomes de membros considerados traidores, que estariam sendo procurados para punições impostas pela facção.
Fonte- RADIO SAN FM

