Programa Formando Cidadão celebra 23 anos
O programa Formando Cidadão, implantado em Francisco Beltrão em 2001, está comemorando 23 anos de sucesso. A celebração da data e do encerramento das atividades deste ano aconteceu nesta quinta-feira (12), na Casa de Chás, com um café da manhã prestigiado pelos participantes e colaboradores do programa, familiares, coordenadores e autoridades.
O programa é realizado por meio de parceria da Polícia Militar com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A identificação do público e os encaminhamentos são feitos através da rede de proteção, em especial dos CRAS, a partir das demandas levantadas em cada território.
Atende especificamente meninos, na faixa etária de 07 a 17 anos. Além das atividades, recebem almoço e lanche nas dependências do 21º Batalhão da Polícia Militar e o transporte também viabilizado pela PM. Desde 2022 abriu nova turma no período matutino, expandindo de 25 para 60 vagas, sendo do Bairro Padre Ulrico 98% do público atendido. Neste mesmo período também passou a ofertar o transporte, disponibilizado pela PM.
Em 2018 o programa teve uma reorganização e passou a ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que disponibiliza para a população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão sobre realidade social, contribuindo para o planejamento de estratégias e a construção de novos projetos de vida.
De forma complementar são ofertadas oficinas de capoeira, karatê, esportes, dança, desenho e artesanato, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários, objetivando contribuir com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O instrutor militar que atuou por mais tempo no programa foi o Cabo Zanella, de 2003 a 2013. Atualmente a Cabo Adriana da PM é responsável pela instrução.
Compuseram a frente de honra:
Secretária Municipal de Assistência Social, Flávia Bedin; vereador Oberdan Saretta; comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Rogério Pitz; Chefe no Núcleo Regional da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Nádia Bonatto; coordenadora do Programa, Vera Witt; ex-instrutor, Cabo Zanella; atual instrutora, Cabo Adriana; ex-aluno, Ismael Gotz; representante dos alunos atuais, Arlan Felipe.
Assessoria de Comunicação e Imprensa- PMFB