Projeto leva concerto de piano para escolas do Sudoeste
Idealizado por Dotsy Santi Rebelatto, o projeto contará a história da música por meio de peças eruditas e populares – apresentadas ao Piano.
ASSESSORIA
Entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro, a pianista Dotsy Myrna Santi Rebelatto fará uma série de concertos em colégios estaduais e municipais da região Sudoeste. Intitulado “a evolução da música através do pianoforte”, o projeto tem o objetivo de aproximar o instrumento de crianças e adolescentes e contar a história da música por meio de peças eruditas e populares.
“A inspiração do projeto aconteceu, pois a música é uma grande ferramenta que a humanidade tem e ela faz parte do nosso dia a dia, em todos os momentos e ocasiões. Eu sempre tinha essa vontade de produzir um projeto com essa premissa: conversar sobre a música, sobre essa maravilhosa arte”, diz Dotsy.
A agenda inicia dia 25 de outubro, os agendamentos com as 12 cidades estão em fase final, onde se busca adequar os locais e horários para o melhor aproveitamento possível de toda a comunidade, tanto escolar – alunos, professores e colaboradores – bem como aberto e gratuito a toda a comunidade.
A pianista preparou um repertório que traz grandes compositores: Bach, Beethoven, Mozart e outros. “O concerto será composto de um repertório bastante variado. Vou contar a evolução da música ao longo da história, iniciando com peças medievais, passando pelos principais períodos: barroco, clássico, clássico romântico, século 20 e 21 e logicamente apresentando da música mais erudita até as mais populares”, acrescenta Dotsy.
Dotsy conta que o projeto possibilitará a apresentação de um piano de cauda para municípios e escolas que nunca tiveram a oportunidade de receber um instrumento como esse – que é geralmente voltado para grandes teatros. “É uma possibilidade de o piano ser recebido dentro das escolas para que as crianças cheguem muito próximo do instrumento. Como eu creio que a música é uma bênção na vida de todo o mundo, e estamos entrando numa fase de pós-pandemia, ainda mantendo todos os cuidados, pretendo levar este concerto como algo muito positivo, alegre e proporcionar momentos de bastante emoção e vivacidade. As artes provaram nesse período que vivemos e ainda estamos vivendo, que ela é fundamental para o equilíbrio do ser humano, a música nos sustenta na parte emocional, mental e espiritual” completa.
A viabilização deste projeto acontece através das leis de incentivo, da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo do Governo Federal.
Tem apoio da Copel, BRDE e Rede Ítalo de Supermercados em parceria Muaralha Empresa Contábil e Sicoob. A realização é da Sonata Centro de Artes e Cooperativa de Arte e Cultura do Sudoeste (Coperarte).