AmbietalGeral

Quanta Água gastamos por dia?

Por Ivonete T. T. Plein

A vida é insustentável sem a utilização da água. Nosso cotidiano é repleto de atividades com o uso da água, feitas automaticamente: tomar banho, fazer comida, limpar a casa, regar as plantas, lavar as calçadas e centenas de outras necessidades e atividades onde a água é utilizada direta ou indiretamente, como: produção industrial de tudo o que usamos/consumimos, produção agrícola e pecuária dos alimentos, na construção civil, entre outros.

            Dessa forma, a reflexão de hoje é “quanta água, em média, consumimos diariamente? O Instituto Trata Brasil (https://tratabrasil.org.br/principais-estatisticas/) afirma que em 2021, o consumo médio de água no Brasil era de 150 litros por habitante ao dia, enquanto a ONU (Organização das Nações Unidas) preconiza que se cada pessoa recebesse 110 litros por dia, atenderia as necessidades básicas. No entanto, há lugares no mundo que as pessoas não tem acesso à água potável. “26% da população global não tem acesso à água potável, ou 2 bilhões de pessoas” (https://brasil.un.org/pt-br).

A Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, estima que “cerca de 450 milhões de crianças e adolescentes vivem em áreas de alta ou extremamente alta vulnerabilidade hídrica. Isso significa que eles não têm água suficiente para atender às suas necessidades diárias” (https://www.unicef.org/brazil/agua-e-crise-climatica-global-dez-coisas-que-voce-deve-saber).

Diante dos fatos, o que cada um de nós faz pela água enquanto um bem comum? De que forma contribuímos para sua preservação ou distribuição justa? É necessário que tomemos consciência da situação mundial, porque somos um só povo em um só planeta. Dele dependemos e nele recebemos permissão para viver.

Proponho dois exercícios, o primeiro: faça uma relação de atividades diárias que você realiza e que utiliza água diretamente, assim, poderá tomar consciência do quanto temos água disponível e não paramos para pensar como seria não a ter.

O segundo é uma reflexão: será que é justo utilizar água potável, tratada, para lavar as calçadas, depois da chuva, enquanto há crianças no mundo sem acesso à água potável?

A água é uma dádiva da Terra, o que pagamos é o seu tratamento e distribuição, não há preço mensurável para um recurso vital.

Ivonete T. T. Plein

Técnica em Assuntos Educacionais – UTFPR – FB

Doutoranda em Geografia – UNIOESTE – FB

E-mail: ittp20@gmail.com

Currículo: http://lattes.cnpq.br/5475663157110517