Beltrão

Rafael Henrique Barzotto, jornalista e músico de sucesso

Por July Ioris

Rafael Henrique Barzotto nasceu em Francisco Beltrão no dia 20 de dezembro de 1986. Filho de Gládis Elzira Barzotto, ele é formado em Jornalismo e trabalha com assessoria de imprensa e marketing político, além de ser o vocalista da Banda beltronense Tiregrito.

Quando Rafael Barzotto tinha apenas três anos de idade já cantava em festas de família, em todos os encontros ele subia no palco e cantava a música “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”. Apesar da pouca idade Barzotto sabia cantar toda a música, ele nunca fez aulas de música ou de canto, aprendeu de ouvir e cantar junto com a música.

Alguns anos depois na escola Rafael resolveu montar uma banda de Rock junto com alguns amigos. A banda participou de um festival da escola e tocaram uma música da banda Velhas Virgens, com o objetivo de chamar a atenção do público. Algum tempo depois quando Barzotto estudava na 6ª série, convidou uns amigos para formar a banda Hambutan. Os meninos assistiam vídeos na MTV e imitavam os clips das músicas, começaram a tocar em festas em várias cidades da região, após o ensino médio a maioria dos integrantes da banda foi estudar fora e eles pararam de tocar.

Quando a Hambutan parou de tocar Barzotto foi participar de outra banda X-tra, com esta banda também surgiram muitos convites para se apresentar, eles fizeram muitos shows e festas.

Algum tempo depois ele participou da banda Over Lord. “Na época não tínhamos local para os ensaios, mas um dos integrantes da banda, o Ângelo era motorista de caminhão, e nós começamos ensaiar dentro do baú do caminhão, a acústica era horrível, mas estava tudo certo”, conta rindo Barzotto.

Aos 16 anos quando Barzotto foi para a faculdade em Pato Branco participou de um teste para ser o vocalista da banda Amarelo Patrola e foi aprovado. Durante muito tempo ele cantou na banda, gravaram um EP com cinco músicas autorais. “Fizemos muitas apresentações com a Banda Amarelo Patrola. Tocamos muito no Bauhaus em Pato Branco e fomos convidados para tocar no Empório São Francisco e Curitiba, foi um período muito importante”, frisa Barzotto.

Nesta época Rafael Barzotto já trabalhava no Diário do Sudoeste ia para Curitiba tocar, com o passar do tempo os demais integrantes da banda se mudaram para a capital do Estado e Rafael não acompanhou os outros membros da banda, pois tinha seu trabalho em Pato Branco.

Barzotto sempre foi vocalista em todas as bandas que passou. Com a saída da Amarelo Patrola, resolveu parar de cantar e participou durante um tempo da banda Patacodélica: desta vez como baterista. Em 2010, porém Barzotto foi convidado para substituir o vocalista da banda beltronense Vitrola a Gás. “Eles me ligaram pedindo se eu poderia cantar naquela noite, o repertório era todo conhecido e eu sairia do jornal em Pato e viria para Beltrão para cantar com a banda sem nenhum ensaio. Deu tudo certo e eles me convidaram para ficar na banda, ai eu falei que aceitaria, mas teríamos que mudar um pouco o estilo e passar a tocar Country, eles toparam e surgiu a banda Tiregrito e os Cheques Frios”, explica Rafael.

A banda se apresentou em janeiro de 2010 em Foz do Iguaçu, e depois da primeira apresentação o nome da banda mudou para Tiregrito. Durante estes 10 anos de banda Barzotto já morou em várias cidades diferentes, inclusive em Brasília. Neste tempo ele viajava toda semana para tocar com a banda e nunca conseguia ensaiar, mas a banda sempre fez muito sucesso por onde passou. Quando o Vinícius Urbano entrou na banda com sua sanfona, a Tiregrito mudou um pouco o estilo e passaram a gravar músicas autorais. Em 2015 aconteceu a gravação do primeiro EP e em 2016 o CD com 10 músicas autorais.

Ainda no ano de 2015 a Tiregrito participou de um concurso na internet para escolher uma banda que iria tocar no festival de rock “Rock in Rio”. Na votação pela internet eles ficaram em segundo lugar e a Tiregrito foi para São Paulo participar da seletiva e outra banda acabou vencendo, mas eles puderam conhecer muitos músicos de vários lugares do Brasil e trocaram experiência.

Barzotto sempre se inspirou em músicos beltronenses pela dedicação e trabalho realizado em prol da música, ele diz também que nunca teve a pretensão de ser famoso. “Ser famoso é diferente de ser reconhecido, sou muito feliz pelo reconhecimento da nossa banda, por onde passamos recebemos muito carinho do público e isso vale mais do que qualquer fama. O importante é deixar um legado para as gerações futuras, pois a música é imortal,” finaliza Barzoto.

A Tiregrito está em estúdio gravando e até o final do ano deve lançar três músicas inéditas. Paralelo à banda, Barzotto está com um projeto chamado Caravan uma banda que faz cover do Black Sabbath. Além é claro do trabalho de assessoria de imprensa e marketing político em Curitiba.

Formação da banda Tiregrito: Rafael Henrique Barzotto (voz), Rodrigo André Tartari (contrabaixo), Marco Antonio Tesser Pereira (guitarra), Jean Paludo (Bateria) e Vinícius Teixeira Urbano (acordeom).